O processo de animação automática é ótimo, precisamos apenas configurar alguns parâmetros e depois o software faz o resto. Um dos melhores meios para criar animações automáticas é com as famosas simulações físicas, que estão presentes em praticamente todas as ferramentas 3d hoje em dia. Estou sempre mostrando os avanços do Blender 3D nessa área e também as outras ferramentas oferecidas pelo Houdini, 3ds Max e outros. Mas, que tal aprender o funcionamento dessa ferramenta com o Maya? Sim, o Maya não poderia deixar de ter esse tipo de recurso.

No próximo semestre, talvez eu precise usar e ministrar aulas sobre o Maya. Esse projeto está me fazendo pesquisar bastante sobre ele e até comprei um livro na Amazon, para poder organizar melhor as minhas aulas.

Bem, assista ao vídeo primeiro, depois faço alguns comentários sobre o procedimento.

Intro to Dynamics from JohnSka7 on Vimeo.

Como você pode perceber, o processo é muito parecido com o que é realizado no Blender 3D ou 3ds Max. O autor do tutorial usa para esse vídeo dois tipos de Rigid Bodies no Maya, um chamado de passivo e outro ativo. Essa definição é extremamente importante para a realização desse exercício.

Os Rigid Bodies passivos, nesse tutorial são os planos. Eles são chamados assim por interagir com os cubos, que representam as peças de dominó, mas não sofrem influência de campos de força e nem se movem. Então, os Rigid Bodies passivos funcionam como obstáculos para a simulação de outros objetos.

Nos cubos que representam as peças de dominó, o autor aplica um Rigid Body ativo que é exatamente o oposto. São objetos que podem receber influência de campos de força como a gravidade e também podem interagir com outros objetos.

Os dois tipos de objetos podem ser editados e configurados no menu de opções, com as configurações para editar os elementos na direita. Uma coisa com a qual sempre me impressiono, a quantidade de opções para configurar as animações e propriedades do Rigid Body ativo, podemos até fazer com que um objeto configurado como ativo se transforme em passivo.

Depois que tudo estiver configurado, o autor ainda determina a quantidade de frames para a animação e a gravidade. Recomendo que você assista e pratique no Maya PLE, que aceita todas essas opções sem nenhum tipo de restrição.