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Tutorial 3ds Max: Como criar animações com o Biped?

Apesar das ferramentas 3d hoje em dia oferecerem uma vasta gama de “facilidades”para que você possa fazer ou produzir uma animação, você deve ter consciência que muito do trabalhão ainda é manual, e depende na maioria das vezes na habilidade artística do animador. Veja o exemplo clássico do Biped do 3ds Max, que alguns usuários mais antigos devem se recordar como sendo o Character Studio, na época do antigo 3d Studio Max. O objetivo dessa ferramenta é oferecer ao artista um personagem bípede, com várias configurações e articulações prontas para animação.

Sempre que mostro esse tipo de ferramenta em aula, os alunos ficam muito animados. Principalmente quando eles conhecem a opção que permite configurar os passos do personagem e fazer com que ele ande de maneira automática, apenas ajustando a posição dos pés dele.

Isso é ótimo para fazer animatics, mas dificilmente um artista usaria configurações prontas para representar um personagem assim. Quer saber como essa ferramenta funciona?

Para exemplificar bem o funcionamento do Biped, encontrei um tutorial muito bom, dividido em duas partes. Nele um artista configura a animação de um personagem que precisa realizar um salto e agarrar uma barra, mas acaba caindo. No início do primeiro vídeo, antes de iniciar o tutorial o autor mostra o resultado final da animação.

Antes de assistir devo avisar, a narração do tutorial é em polonês polaco! Hein? Sim, o autor do tutorial é da Polônia, mas ele narra as ações do tutorial apenas nos primeiros minutos. Depois fica em silêncio e cria a animação.

Parte 1:

ANIMATION TUTORIAL PART1 from Lukasz Kubinski on Vimeo.

Parte 2:

Biped jump animation videotutorial part 2 from Lukasz Kubinski on Vimeo.

Repare que boa parte do trabalho ainda é manual, no primeiro vídeo podemos perceber que o personagem já aparece configurado e pronto para animação. Mesmo estando “pronto” ainda é necessário adicionar os keyframes e configurar os seus movimentos!

Os dois tutoriais juntos somam quase uma hora de trabalho, que foi acelerada para facilitar o aprendizado. Repare que depois de ligar o Autokey do 3ds Max o artista precisa ajustar o posicionamento e os keyframes do personagem diversas vezes, fazer testes e realizar correções no movimento para que a dinâmica fique da maneira como ele deseja.

Isso sim é um ótimo exemplo de animação!

Algumas pessoas ainda acham que existe um botão chamado CAI, que seria um acrônimo para Criar Animação Impressionante! Infelizmente esse tipo de ferramenta não existe e tomara que nunca seja criada, pois seria o fim da animação! Nenhum personagem teria características e nuances próprias.

Qual a moral da história? Mesmo sendo uma facilidade para animadores, as animações realizadas com qualquer ferramenta 3d, seja ela o Maya, 3ds Max, Softimage XSI ou Blender 3D requerem boa dose de ajuste manual.

A arte e prática do animador ainda são o diferencial!

2017-04-11T10:38:18+00:00 By |3ds max, Tutorial 3dsmax|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. hugone 03/07/2008 em 2:02 pm

    Boa Allan! mais informação essencial para alguém que é curioso sobre animação e precisa de muito tutorial vídeo.

    Um coisa: polonês?! Na Polónia fala-se polaco…=)

  2. Allan Brito 03/07/2008 em 3:51 pm

    Viximaria!

    Que gafe! Obrigado pelo aviso hugone, o erro já foi corrigido.

    Abraços

  3. Rodrigo Santiago 04/07/2008 em 2:55 pm

    Muito boa informação. Eu também estou louco pra ter um tempo a mais e praticar animação… Só que não consigo entender de forma clara o uso de “stride bones” no Blender, só assistindo um vídeo que entenderei. Se alguém puder me ajudar ou indicar algum material, agradeço desde já.
    []

  4. Reinaldo 05/07/2008 em 1:44 am

    Coincidentemente, depois de ler esse artigo aqui no blog, encontrei um workshop com um video de um animador renomado utilizando o mesmo software Biped.

    Segue o link:
    http://workshops.cgsociety.org/courses/000077/?utm_source=CGSociety&utm_medium=900px&utm_term=character_rigging_with_biped_workshop&utm_content=rigging&utm_campaign=workshop

    Abraços!

  5. Reinaldo 05/07/2008 em 2:02 am

    Desconsidere o post acima… é que só depois vi que pra assistir o video completo tem que fazer parte do workshop… (e se nao me engano tem que pagar a inscrição)

    Abrass

  6. Daniel 22/10/2009 em 6:23 pm

    Ola Gostaria saber se você poderia me passar algun link para download pois não estou conseguindo e quando ebro um arquivo bip no 3d max da erro ( ja testei com +/- 5 arquivos)

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