Clicky

Novas opções para design de jogos no Blender 3D

Quando o projeto Apricot foi anunciado, muita gente torceu no nariz pelo fato da Engine usada no projeto ser o Crystal Space e não o próprio Blender 3D. Tudo isso tem uma razão e justificativa, o Blender 3D é uma suíte de animação e modelagem e não uma Engine para jogos. O objetivo da Game Engine é proporcionar um ambiente para prototipagem de jogos e animação interativa e não a criação de jogos comerciais.

Mesmo assim a “revolta” por parte de alguns usuários ainda continua. Mas, felizmente pelo estou vendo nas últimas versões usadas no projeto, a Game Engine assim como os blocos de lógica estão recebendo melhorias e novas opções.

Na última semana publiquei um artigo sobre o Grease Pencil, que mostra um ótimo exemplo de ferramenta desenvolvida em função do projeto. Mas, isso não é tudo, depois de investigar um pouco mais, descobri algumas opções novas em relação aos Blocos de lógica do Blender 3D, como mostram os exemplos a seguir.

Na parte dos sensores, não existem muitas opções novas. Pelo que pude identificar foi adicionado apena um botão chamado “Sta”, que quando acionado mostra apenas os sensores ligados a propriedades ativas dos objetos.

Os controladores receberam muitas opções novas, existe até uma opção de mascaramento, semelhante ao menu de camadas. Além disso, as opções de controladores aumentaram significativamente e pularam de 4 opções no Blender 2.46 para 8!

Na parte de “Actuators” as melhorias foram mais tímidas, e apenas duas novas opções foram adicionadas. A primeira opção nova se chama State que trabalha em conjunto com as máscaras dos controladores. Na segunda opção temos o Shape Action, que executa uma animação específica durante o jogo ou animação interativa.

Essas são algumas das melhorias, que estão já presentes na Game Engine, fora a visualização usando GLSL, sombras em tempo real e outras melhorias na modelagem 3D.

Parece que os mais pessimistas estavam errados em achar que a Game Engine não receberia melhorias.

Mesmo o Blender 3D não sendo uma plataforma para desenvolvimento de jogos, a qualidade das animações mostradas no projeto Apricot são impressionantes! Veja esse vídeo com uma demonstração da jogabilidade:

Apricot – Playable Demo! from Pablo Vazquez on Vimeo.

Mas e o Crystal Space? Qual o papel dele?

Para responder essa pergunta, veja essa simulação de água que já utiliza a Engine do Crystal Space:

Apricot: Crystal Space Water Simulation from Pablo Vazquez on Vimeo.

2017-04-11T10:38:16+00:00 By |Blender 3D|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Igor Maliska 08/07/2008 em 4:22 pm

    Alan, eu tenho 15 anos e ja fiz muitos porjetos considerados “bons” no blender, e sabendo que o blender foi feito para animação e não para jogos comercializados, e tenho a versão 2.46 estou esperando para que venha a versão 2.50
    só queria saber se podemos introduzir scripts de c++ ou c#
    para falzer jogos ou animações.
    e se você tivesse a chance de me passar algum e-mail seu o msn orkut para eu ficar atualizado sobre o progama, estou indo apresentar meus projetos no instituto de matematica e artes de são paulo, presisava do seu livro para ficar sabendo de coisas que eu não sei ainda
    desde seu primeiro video eu sigo no youtube
    só preciso falar com você ao menos, você se tornou um idolo pra mim, Sou seu fã, e espero aprender mais e mais quem sabe até te passar uhauhuauha
    mas se ler essa mensagem muito obrigado pela atenção

  2. Claudio Santos de Oliveira 16/07/2008 em 1:00 pm

    Allan Brito
    já comprei os dois livros do blender da escolha, pois visitei seu site e os vi, gastei um dinheiro para obter estas informações mas tenho sede de aprender, gostaria de saber nome de outros livros que falei do movimento de água no blende e um livro só de animação e outro de testura. Por favor não deixe de responder este e-mail, pois não trabalho na area mas estou me esforçando para entrar, e com sua ajuda vou conseguir. E se tiver nomes de faculdade que de um bom curso de 3D gostaria de saber o nome (já pesquisei a anhembi morumbi e é muito caro para mim 950,00 por mês)
    obrigado…

  3. Erwin Rosendaal 24/07/2008 em 3:47 pm

    Igor, scripts no Blender actualmente somente em Python.

    Python é uma linguagem fácil de programação rápida e com performance boa.

    Para outras aplicações existem soluções mais apropriadas fora dos limites do Blender, como este exemplo que vemos aqui ensinando a usar o CS com o Blender.

    É bom lembrar que o Blender é uma aplicação para modelagem 3D, e é nisso que ele têm de ser bom, para outras coisas existem outros programas.

  4. Madara_KIller 17/01/2011 em 7:39 pm

    Crystal Space ferramenta muito boa, ja fiz testes com esta ferramenta!!! recomendo

Deixar Um Comentário