Todos que trabalham com computação gráfica 3d sabem que a quantidade de softwares e ferramentas, que facilitam e proporcionam facilidades nessa área é muito grande. Uma dessas ferramentas, que proporciona facilidades e recursos que deixariam qualquer artista 3d “babando” é o BodyPaint 3D da Maxon. Essa empresa é mais conhecida por desenvolver o Cinema 4D, mas com o BodyPaint eles tem mercado em praticamente todas as produções e estúdios de animação e jogos. O que essa ferramenta faz?

O BodyPaint, permite que você selecione um modelo 3d e possa pintar as texturas diretamente sobre o modelo. O processo é muito fácil!

Veja esse vídeo de demonstração, que mostra alguns trabalhos em computação gráfica realizados com a ajuda do BodyPaint, depois passa a uma demonstração da ferramenta.

Como você pode perceber no vídeo, muitas produções de cinema e jogos usam o BodyPaint 3D para criar texturas.

Agora a demonstração mesmo fica para o final do vídeo. Como você pode perceber, o autor do vídeo faz a integração entre ferramentas como o 3ds Max com o BodyPaint de maneira bem rápida. O que ele faz é o seguinte, você cria o modelo completo no software de sua preferência e depois exporta o mesmo para a ferramenta de pintura.

Assim que você estiver no software, uma série de ferramentas para pintura e edição de imagens fica disponível, para que você pinte sobre o modelo 3d! Seria como usar o photoshop ou Gimp dentro da sua ferramenta 3d.

No primeiro exemplo mostrado no vídeo, o autor demonstra a configuração e pintura das texturas sobre um personagem e depois no modelo de uma nave espacial.

Claro que é necessário um mínimo de habilidade com pintura digital, para tirar proveito da ferramenta e conseguir elaborar texturas realistas.

Quem deve usar essa ferramenta? Bem, fica a critério de cada um. Na verdade tudo depende do seu orçamento e disponibilidade de equipe. Projetos de jogos e filmes que dispõe de alguns milhões para efeitos e 3d, não se importam em comprar uma licença de software que custa aproximadamente 1000 dólares.

Mas esse é um extra! Não há nada de errado em usar o bom e velho mapeamento UV.