A grande maioria das pessoas começa a trabalhar com computação gráfica, olhando pelo lado romântico da coisa, procurando criar algo virtual e realista. Esse foi o meu caso e muito provavelmente é o seu, que está lendo esse artigo. Mas com o tempo e um pouco de habilidade, você começa a encarar o seu trabalho com computação gráfica 3d com fins comerciais. O quanto antes você se inserir na economia de mercado, mais rápido será o seu processo de profissionalização.

Logo depois que você começa a trabalhar, aparece uma dúvida comum a todos que almejam um dia viver da sua produção com 3d, quanto ganha um profissional nessa área? Quando ganham os profissionais da indústria americana? E no Brasil?

Essa é uma pergunta muito complicada de responder, pelo fato de não haver sindicalização ou associações de usuários no Brasil, os profissionais precisam negociar diretamente com as empresas os seus salários e fica a critério de cada uma avaliar a remuneração. Eu sei bem o que é isso, na época em que eu coordenava um curso técnico de computação gráfica, tinha que tirar as dúvidas de vários pais de alunos, sobre o quanto de ganha nessa área.

E nos EUA? Bem, lá esse trabalho é um pouco mais organizado. Um colega me enviou um link interessante essa semana, com o resultado de uma pesquisa informal, realizada com profissionais da área de computação gráfica e efeitos especiais, perguntando a sua média salarial! Apesar do caráter informal, nem todos os profissionais precisam participar, os dados da pesquisa podem ajudar muito na hora de ter uma idéia do valor que gera esse trabalho.

Para acessar os dados da pesquisa, visite esse link direto para o arquivo PDF.

Na lista você encontra as mais diversas atividades e cargos dentro da indústria de computação gráfica, desde as pessoas que escrevem scripts, modeladores, animadores, especialistas em personagens, diretores de arte, especialistas em cabelo e roupas digitais e muito mais!

Os valores estão divididos em mínimos, médios e máximos para que seja possível ter uma idéia da variação dos cargos. Os pagamentos ali são baseados em semana, então os valores refletem os pagamentos semanais.

O que podemos concluir com a pesquisa?

Um dos cargos com menor salário é o de modelador 3d. Quase todos os profissionais envolvidos no processo de produção, ganham mais que um modelador.

Outra coisa, os níveis de salário lá estão bem mais altos que os padrões brasileiros, mas acho que isso já era óbvio.

Como atingir os cargos com salários mais altos? Estudem bastante! Os cargos de supervisão são os que pagam mais. Mas, para chegar lá você precisa de conhecimento técnico e muita experiência.

Acho que essa receita para o sucesso “estudar muito” já era conhecida também, não é?