Tutorial AutoCAD e QCAD: Fillet ou Round?

Entender o funcionamento de ferramentas CAD pode ser fundamental, para artistas envolvidos na criação de cenários e maquetes eletrônicas, principalmente os usuários do 3ds Max, que por ser da Autodesk tem relação estreita com o AutoCAD. Em alguns casos as ferramentas, mesmo tendo funções bem diferentes compartilham de opções com mesmo nome e função. Por exemplo, no 3ds Max e no AutoCAD você encontra ferramentas com o nome Fillet e Chamfer, que fazem tarefas semelhantes também.

Mas existem diferenças na taxonomia do nome, como do AutoCAD para outras ferramentas. Você não sabe o que faz o Fillet? Veja esse vídeo, que mostra um exemplo da aplicação do Fillet em objetos 3d:

Como você pode perceber, o Fillet consegue arredondar as arestas de objetos 2D e 3D. Ele é uma mistura dos comandos ARC, TRIM e EXTEND, todos usados ao mesmo tempo para arredondar arestas.

A opção de editar objetos 3d é recente no AutoCAD e facilita muito o trabalho de modelagem 3D e construção de objetos. Mas o AutoCAD não é a única opção em CAD para trabalhar com esse tipo de edição.

No QCAD existe um comando que faz exatamente a mesma coisa, chamado de Round. Ele pode ser acionado pela linha de comando ou pelo menu Modify. No meu caso, eu uso apenas o QCAD por ser compatível com múltiplos sistemas operacionais e suprir minhas necessidades em projetos 2D. O 3D eu faço todo no Blender.

Quer ver como é idêntica a função Round? Vamos a um pequeno tutorial então.

Antes de mais nada, precisamos de algumas linhas para aplicar a modificação. O atalho do QCAD para o Round é “rn”.

Depois que o comando é acionado, você pode escolher o comprimento do raio usado para a união das linhas, caso você escolha zero, o resultado será um canto em ângulo reto.

Para executar o comando, você precisa clicar uma vez na extremidade de cada linha. Arraste o mouse para o lado em que o arco deve ser criado.

Pronto! Se você for usuário do AutoCAD, agora está percebendo como o QCAD pode ser uma opção viável para substituir o AutoCAD para realização de projetos 2D. Assim como o comando Bevel do QCAD é semelhante ao Chamfer do AutoCAD.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial AutoCAD e QCAD: Fillet ou Round?”

  1. fala eu queria saber mais um pouco sobre o AutoCad
    seraque vc ñ tem alguns tutoriais pra mi arranjar, se vc tiver eu vou ficar muito grato
    fallow !!!!!!!!!!!!

  2. Boa tarde! Não estou encontrando tutoriais do cad em português, sabem onde posso conseguir?

    grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *