Muito provavelmente você já deve ter ouvido a seguinte afirmação; a melhor solução geralmente é a mais simples. Isso se aplica a praticamente todas as áreas do conhecimento, e com a computação gráfica 3d não é diferente. Quando apresento modelos 3d para meus alunos, geralmente eles acabam tentando resolver a modelagem com as mais variadas técnicas, desde NURBS até subdivisão, quando em algumas situações a modelagem som primitivas geométricas resolve muito bem a modelagem.

Que tal conferir um exemplo disso na prática? Encontrei um tutorial, que é simples e ao mesmo tempo um ótimo exemplo de como o uso inteligente de primitivas geométricas pode ser usado para construir modelos 3d de complexidade mediana e até mesmo difíceis.

O tutorial foi elaborado no Blender 3D, mas a técnica pode ser reproduzida em praticamente qualquer suíte 3d.


Modeling a Cartoon Face in Blender from darek on Vimeo.

Simples não é?

O tutorial é basicamente o treinamento e exercício de posicionamento e ajuste de primitivas geométricas, que o autor posiciona estrategicamente alinhadas com uma imagem de referência. No final ele ainda aplica um material no estilo toon do Blender, para finalizar o efeito cartoon.

Mesmo sendo extremamente simples o modelo, podemos tirar uma lição importante desse tutorial. O planejamento do modelo 3d pode evitar o trabalho excessivo em itens desnecessários na modelagem 3d.

Por exemplo, antes de começar a trabalhar em um modelo 3d, você se pergunta se esse modelo será usado para animação? Se for usado para animação, como será essa animação? Dependendo das respostas, a preocupação com o detalhamento do modelo será diferente.

Um modelo 3d que deva ser usado para animação, deve ter topologia pensada em prol das deformações que ele provavelmente irá sofrer na animação. Mesmo sendo difícil prever com exatidão os problemas na malha, no momento da animação, um bom planejamento pode acelerar os ajustes ao longo do processo.

Se o modelo não for usado para animação, a preocupação com a topologia deve ser apenas para atender as especificações visuais. Esse é um ponto chave na produção de modelos, que pode representar a conclusão de um trabalho no prazo.

Imagine a seguinte situação, um modelador ou artista começa um projeto de personagem, para ilustrar anúncios em jornal e se preocupa com a topologia e modela tudo com subdivisão, quando a modelagem poderia ser facilmente resolvida com primitivas geométricas. No final, ele acaba extrapolando o prazo, pois o cliente fez modificações no modelo 3d, que demandam a reestruturação da topologia do modelo. Se o modelo fosse baseado em primitivas a atualização seria mais rápida, e o prazo de entrega do trabalho não seria prejudicado.

Pode parecer exagero, mas é muito importante planejar até mesmo o modelo 3d!