Como assim, Blender 2.47? O que aconteceu com o Blender 2.50? Sim, antes do lançamento do Blender 3D 2.50 ainda teremos uma versão intermediária do Blender, que será lançada antes da Siggraph 2008 que acontece em Agosto próximo. Antes que você fique curioso, essa não será uma versão com aquela enorme quantidade de recursos do Blender 2.46, mas sim uma correção de vários dos pequenos bugs que foram encontrados desde o lançamento do chamado Peach Blender. Portanto, esperem poucos ou quase nenhum recurso novo no 2.47. Se não me engano, apenas haverá uma atualização significativa no módulo de som do Blender, fora isso quase nada a mais.

Ainda faço uma previsão ousada aqui, acredito que poderemos ver uma versão 2.48 do Blender até o final do ano. O motivo disso é o atraso iminente no desenvolvimento do Blender 2.50 e os vários projetos que ainda trabalham com a versão atual da interface e estrutura do Blender.

Os projetos do Google Summer of Code e Apricot juntos devem disponibilizar recursos novos suficientes para justificar o lançamento de uma versão intermediária até o final do ano.

Por falar em projeto Apricot, o nome do jogo já foi escolhido! Ele se chamará Yo Frankie! O nome foi escolhido mediante votação no blog do projeto.

O projeto Apricot é um dos maiores motivos para o atraso no desenvolvimento do Blender 2.50, pois o Ton e o resto dos desenvolvedores estão com o tempo deles praticamente dedicado exclusivamente ao projeto, e pelo visto as coisas não estão fáceis. Nessa mensagem você pode conferir um pequeno relatório do próprio Ton, em que ele fala das dificuldades em atingir os objetivos do projeto.

Agora, na mesma mensagem ele lembra que o Apricot colocou os holofotes da comunidade na Game Engine do Blender que estava meio esquecida, e muito provavelmente veremos mais atualizações no futuro. Mas, o foco será no artista e não no desenvolvedor de jogos! Sim, por isso eles estão trabalhando para integrar o Blender da melhor forma possível com o Crystal Space e outras engines.

Quer verificar como estão os cenários, nos arquivos originais do projeto? Você pode fazer o download dos arquivos “blend” nesse link, com acesso a três fases do jogo.

Isso sim que é aplicação dos blocos de lógica! Como estou trabalhando em um projeto envolvendo a Game Engine do Blender, vou estudar bem essa organização para entender o processo deles.