Se você é fã de computação gráfica, profissional ou mesmo entusiasta de jogos e outros assuntos relacionados com visualização gráfica no computador, você precisa assistir Wall-E. Fui assistir a animação já faz aproximadamente duas semanas, mas hoje mesmo ainda tenho vontade de visitar o cinema mais uma vez para assistir novamente a animação. O pessoal da Pixar conseguiu outra vez, fazendo o que os críticos de cinema consideram como a obra prima da animação desse estúdio. Sim, até os críticos de cinema estão considerando o Wall-E uma das, senão for a melhor animação já produzida pela Pixar. Claro que esse tipo de análise se baseia nos aspectos cinematográficos, como enredo e seqüência narrativa.

Como sei que dificilmente veremos um DVD recheado de extras, seguindo a política de fazer DVD`s de baixo custo, a solução para acompanhar a criação dessas animações é conferir os vídeos disponíveis na própria internet.

Fiz uma pequena compilação, com os três melhores vídeos que encontrei no Youtube, sobre o Making of do Wall-E que podem compensar um pouco a ausência dos extras no DVD. Esses são os vídeos:

Parte 1 – Making of Wall-E

Parte 2 – Making of Wall-E

Seqüência de vídeo com várias cenas

Os vídeos mostram várias cenas da produção, com os atores gravando as vozes dos personagens. Geralmente essa é a primeira etapa, depois que a história e a narrativa está concluída. Com as vozes gravadas, os animadores podem começar a trabalhar com o timing da animação pronto, se bem que personagens robóticos não têm lábios para sincronizar!

Nos vídeos, também é possível conferir várias cenas dos animadores da Pixar, trabalhando nas seqüências de animação usando o Marionette, o software de animação desenvolvido pela própria Pixar para os seus projetos. Nem preciso dizer que esses são os vídeos que mais me chamam a atenção.

Aproveite bem esse material, pois muito provavelmente não veremos um DVD com esse material. A última vez em que a Pixar lançou um DVD com extras foi nos Incríveis.

Qual maior mérito do ponto de vista técnico dessa animação? Bem, posso listar várias melhorias e desafios vencidos nessa animação. Dentre eles o belíssimo trabalho de composição e texturas no cenário da Terra “suja”. Fora isso, o trabalho de animação nos personagens está muito bom, conseguindo atribuir personalidade a figuras que praticamente não tem expressão facial ou comunicação verbal. Tudo é feito com base em gestos e ações.

Esse tipo de coisa é muito difícil de conseguir, por isso o pessoal está elogiando tanto a animação.

Não vou comentar mais sobre a história, que é o ponto forte da Pixar e a chave para o sucesso deles. Muita gente faz animação com base em aspectos técnicos, eles se concentram na história e no desenvolvimento de personagens carismáticos, para embasar o enredo. Por isso eles fazem tanto sucesso! Mas, claro que sem a técnica e domínio dos meios de produção, dificilmente eles conseguiriam resultados tão bons.

Se você ainda não assistiu, corra para o cinema!