Um dos ideais de um projeto de conteúdo aberto é deixar os usuários participarem do desenvolvimento do projeto, junto com a equipe de criação. Nesse sentido o pessoal do projeto Apricot está indo um pouco além do esperado. Se você queria está lá no Instituto Blender, participando do processo de animação e construção do jogo, mas acabou não sendo chamado, não se preocupe! Você agora pode ter a chance de ver uma animação sua sendo incluída no projeto do primeiro Open Game.

Como? Está vendo a imagem que ilustra esse artigo? Esse simpático personagem se chama Qareeb, sendo um dos personagens do jogo.

Bem, a equipe do projeto está sem tempo para trabalhar nas animações e movimentos desse personagem, por isso o seu modelo 3d foi liberado para download, para que artistas ao redor do mundo que queriam tentar criar algum tipo de animação com ele possam participar do projeto. O que você acha? Fazer o download de um personagem completo, aprender um pouco sobre como eles estão configurando os modelos 3d e ainda praticar animação? Essa é uma ótima oportunidade de fazer parte de um projeto como o Apricot.

Para fazer o download, visite esse endereço.

Depois de fazer o download, você terá apenas o trabalho de criar os keyframes para a sua animação, pois o personagem está todo configurado e pronto para receber deformações.

Veja essa imagem, do arquivo disponível para download:

Mesmo que você não queira participar do projeto, essa é uma ótima maneira de estudar a maneira que o pessoal lá do Instituto Blender está usando para configurar os seus personagens.

O que eles querem?

  • Ciclo de caminhada
  • Ciclo de corrida
  • Animações do personagem parado ou em espera
  • Animações com ele sendo atingido por um objeto
  • Sendo chutado
  • Animação do personagem morrendo
  • Personagem enfurecido, se preparando para atacar com os chifres

Para abrir o arquivo, você não precisa de nenhuma versão do Blender em especial, mas se o seu objetivo é criar uma animação para o projeto, recomendo que você use uma das versões otimizadas para o Apricot, com o GLSL implementado e as outras ferramentas criadas para o projeto. Essas versões podem ser encontradas no Graphicall.org.