Wiki sobre renderização e termos técnicos de computação gráfica

Uma coisa que é inerente a todos que estão começando a ter experiências com softwares e sistemas modelagem 3d, é a adaptação aos inúmeros termos técnicos existentes nessa área. Para dificultar um pouco mais esse processo, a maioria desses termos relacionados com a área gráfica são escritos em língua inglesa. Vejo essa dificuldade, sempre que inicio uma nova turma, com alunos muito interessados em aprender computação gráfica, mas sem conhecimento dos termos. Quando começo a falar em Ray Tracing, Shader, Topologia, Mesh, N-Gons e outros, o pessoal fica voando.

Por isso é sempre bom, encontrar referências para estudo dessa área, como uma Wiki sobre termos técnicos de usados apenas na renderização, como essa. Como o próprio nome diz, essa é uma Wiki, em que usuários adicionam um pouco do conhecimento deles, explicando os mais variados assuntos.

Por exemplo, você sabe a definição de Antialiasing? Na Wiki existe uma página inteira apenas explicando o conceito do aliasing, e como ele se dá na finalização da imagem.

Além da parte técnica, existe uma ótima lista com renderizadores externos, que podem ser utilizados por uma vasta gama de ferramentas 3d. A lista de renderizadores nem é apenas ilustrativa e não é a parte de maior destaque da Wiki. Na parte inferior do menu de navegação existe um tópico chamado “How Render Works?”, que em tradução direta seria algo assim “Como funciona o Render?”.

Esses são alguns dos tópicos abordados e explicados na Wiki:

  • Aliasing
  • Ambient Occlusion
  • Final Gathering
  • Global Illumination
  • Ray Tracing
  • Refractions
  • Volume Rendering
  • Displacement Mapping
  • Render Passes

Interessante não é? A Wiki como um todo ainda não está finalizada, mas já conta com muita informação valiosa para quem está interessado em estudar em profundidade o funcionamento das ferramentas de computação gráfica. O material será de uso obrigatório nas minhas aulas, por ser difícil encontrar referências como essa, principalmente para quem está começando na área.

Se você tem dificuldades com o inglês, recomendo usar o Google Translate para traduzir as páginas, mas use apenas para auxiliar o entendimento geral, pois a tradução não é perfeita.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *