A quantidade de cenas e cenários virtuais sendo criados com o Blender 3d é cada vez maior, isso está tendo reflexos diretos nas revistas e meios de divulgação especializados em computação gráfica, como a CG Society e outros. Essa semana, um making of de uma cena que até pouco tempo atrás, muitos artistas diriam ser impossível ou difícil de realizar com o Blender foi publicado na revista eletrônica Itsartmag. A cena se chama Scifi City e foi produzida por um artista chamado Bertrand Bernoit.

Essa é a cena:

Para conferir o making of da cena, visite esse endereço.

Como o texto está em inglês, resolvi fazer um pequeno resumo do que o artista comentou no making of, que não aborda o processo completo, mas dá várias dicas de como ele conseguiu chegar ao resultado.

Primeiro a modelagem, que é extremamente simples e composta na maioria do modelo por primitivas geométricas simples. Os prédios, assim como a geometria do modelo é na sua grande maioria cubos, com algumas deformações. O detalhamento da cena é proveniente do uso inteligente e estratégico de texturas aplicadas aos objetos.

A parte da iluminação foi um pouco mais complicada, sendo necessário o uso de várias fontes de luz para gerar o efeito desejado para a cena. Segundo o texto do making of, usou várias luzes como Spots e uma Sun.

Ainda segundo o texto, o autor determinou no Indigo, que apenas a luz do tipo Sun e alguns objetos com texturas configuradas para emitir energia luminosa geram luz na cena. A outra fonte de luz tem função apenas de contextualização, como as luzes existentes nas naves da cena.

Como essa cena deu origem a uma imagem estática e uma animação, ele acabou produzindo duas configurações de iluminação. Uma com o Indigo e outra com o uso do Ambient Occlusion do Blender, que é a melhor opção nesse caso para animação. Usar o Indigo para animação ainda é um pouco complicado, a não ser que ele tenha uma render farm disponível.

Como geralmente a imagem final não representa a concepção do artista, ele ainda teve que fazer muita edição na pós-produção com os nós do Blender e Photoshop. Para facilitar o processo de pós-produção a cena foi renderizada em várias camadas.

Essa parte é interessante, ele até faz uma comparação da imagem sem nenhum tipo de efeito e depois o resultado final com a edição e ajustes. O resultado é muito bom!