Caso você acompanhe o Blog há algum tempo, deve ter conhecido por intermédio de algum dos artigos que escrevo aqui o Subdivisionmodelling.com, que é uma das melhores referências sobre modelagem por subdivisão que conheço. Além de fornecer ótimos exemplos de modelagem nos fóruns, os artistas que freqüentam o web site constantemente publicavam tutoriais sobre softwares como Blender 3D, Maya, Modo, Wings e outros. Bem, estou escrevendo esse artigo para informar que infelizmente o Subdivision Modeling será retirado do ar na próxima semana. Para se mais preciso no dia 30 de Julho.

Os motivos são vários, um dos administradores do site publicou um comunicado nos fóruns, que pode ser acessado aqui.

Entre os motivos do fechamento do site, está a recente tentativa de invasão na página inicial e a falta de tempo para publicar atualizações e manutenção. As atividades dos administradores e moderadores do fórum já estavam limitadas, depois que eles perderam todo o conteúdo da página inicial e da Wiki, a motivação para continuar mantendo o site desapareceu. Isso acabou levando o proprietário a encerrar as atividades.

Mesmo contando com outros fóruns especializados em modelagem por subdivisão, parece que as informações do subdivision modeling eram mais focadas nesse objetivo e com tutoriais e recursos valiosos indicados pelos usuários.

Ainda lembro que houve uma época em que o site era atualizado com certa freqüência, os autores publicavam artigos e tutoriais sobre modelagem por subdivisão genéricos, para ajudar artistas que usam as mais variadas ferramentas. De uns tempos para cá a freqüência de atualizações literalmente despencou. Para ficar estagnado em praticamente um artigo por semestre.

É uma pena, usava o site para indicar material de apoio para minhas aulas e ficava de olho no fórum, para encontrar tutorias de modelagem.

O que você pode fazer em relação a isso? Não há muito que fazer apenas tentar copiar o máximo de recursos que você ache necessários até o próximo dia 30, pois depois dessa data não será possível acessar o site/fórum.

Se você não sabe por onde começar, compilei uma pequena lista com os artigos em que cito algum recurso existente no fórum.

Não perca tempo, guarde esses links ou transforme as páginas em PDF para não perder as informações.

Para quem quiser continuar acompanhando tutoriais sobre esse tipo de modelagem, recomendo o fórum de modelagem da CGTalk.