Mais um ótimo exemplo de modelagem para uma das partes mais complexas da topologia humana, no que diz respeito à modelagem 3d, que é a orelha. Já falei aqui várias vezes sobre esse assunto, mas quem já tentou realizar a modelagem de uma orelha humana, sabe que o objeto é muito complexo e exige de contrapartida muito estudo e prática, por isso um tutorial extra é sempre bem-vindo. O autor desse tutorial usa um modelo 3d pronto, da cabeça de uma mulher.

Pelo visto, o tutorial faz parte de uma grande seqüência de vídeos, que é facilmente acessada no perfil do artista, diretamente no Vimeo. Lá também é possível fazer o download de todos os tutoriais, em resolução muito boa. Para isso é necessário apenas se registrar no Vimeo, o que pode ser feito de maneira totalmente gratuita.

Esse é o vídeo:


Modeling the Human Ear from Jonathan Williamson on Vimeo.

Qual a técnica que ele usa? Nesse vídeo o autor usa um tipo de modelagem conhecida como edge modeling. Ela é muito semelhante à modelagem por subdivisão, mas o seu foco é na construção de detalhes menores, como as varias partes da orelha. No vídeo podemos perceber de maneira clara, que a modelagem é totalmente baseada no extrude seqüencial de arestas.

Se você quiser praticar esse tipo de modelagem, recomendo fazer várias experiências e praticar bastante, para planejar os pontos de ligação do modelo. Repare que em determinados momentos da modelagem, algumas arestas precisa ser conectadas ao resto do modelo 3d. Para fazer isso “de primeira” o artista precisa de visão espacial e grande senso de organização para a topologia, coisa que só se adquire com prática ou aptidão natural para a modelagem.

Como esse vídeo tem mais de trinta minutos, considero um dos mais completos em termos de modelagem para orelhas. Para quem está estudando, essa é uma excelente oportunidade para fazer o download do material, assistir e tentar reproduzir a técnica. O único problema é que você vai precisar de uma foto de referência, como a que o autor do vídeo usa como plano de fundo no tutorial.

Esqueci de mencionar, que o tutorial é todo desenvolvido exclusivamente no Blender 3D!