Como desenhar na Viewport do 3ds Max?

Você deve estar lembrado do Grease Pencil do Blender 3D? Caso não esteja, essa ferramenta permite desenhar diretamente na 3D View dele, permitindo que artistas e diretores de animação possam desenhar sobre os modelos 3d, fazer anotações e muito mais. Isso facilita muito o trabalho de revisão, eliminando a necessidade de colocar essas informações em arquivos separados. Bem, o Blender não é o único software 3d a usar esse conceito! Os artistas que usam o 3ds Max, em breve, devem poder usar ferramenta muito parecida chamada de Dviewpaint, que ainda está em desenvolvimento.

Na verdade o Dviewpaint é um MAXScript desenvolvido por um artista chamado EricDLegare, que ainda não liberou a ferramenta para download mas já mostra algumas informações interessantes no seu web site pessoal.

O procedimento para instalação e uso do script está na página do artista, que infelizmente não disponibiliza um link direto até lá. Como tudo é feito em Flash, você precisa navegar até o link “Dtools” para encontrar as informações do script.

Infelizmente os usuários do 3ds Max precisam esperar que o Eric libere o download da ferramenta.

Pelo visto o artista é especialista em animação de personagens e desenvolve suas próprias ferramentas, ele disponibiliza outras ferramentas personalizadas para animação também. Essas estão disponíveis para download imediato, mas são referenciadas para versões anteriores do Max, como não tenho o 3ds Max 2009 instalado aqui no computador não tenho como testar, mas as descrições são interessantes. Essas são as ferramentas:

  • Dtrajedit: Com essa ferramenta é possível visualizar as trajetórias de uma parte do Mesh. Para animação de personagens isso é muito útil! O animador pode analisar os arcos de movimento que os membros dos personagens fazem. O objetivo aqui é analisar a trajetória e não desenhar o caminho sobre o qual o objeto deve se movimentar.
  • Dtiming: Aqui temos uma ferramenta para ajustar o timing da animação com as teclas CTRL, ALT ou SHIFT. Por exemplo, o artista pode selecionar um objeto e marcar pontos importantes na animação, para ajustar o timing.

Assim que a ferramenta de desenho na Viewport estiver liberada para download, aviso aqui no Blog. Por enquanto, as outras ferramentas que o artista disponibiliza no web site já são mais que suficientes para ajudar qualquer artista.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *