O uso de tecnologia como meio de produção para representar fatos históricos e acontecimentos é simplesmente fascinante. Qualquer pessoa que precise ensinar ou mostrar fatos históricos e há apenas 10-15 anos atrás só dispunha de ilustrações para mostrar os objetos como eram, hoje dispõe de ferramentas 3d poderosas e gratuitas como o Blender, para representar qualquer tipo de cenário ou objeto. Veja o ótimo exemplo do museu da computação, da Universidade de Castilla-La Mancha. Eles criaram um museu interativo, que mostra a evolução da informática de maneira interativa, usando modelos 3d dos computadores e videogames desenvolvidos ao longo da história.

Qual software eles usaram? Blender 3d!

Mesmo o museu sendo virtual, vários dos modelos de computador e videogame, ficam expostos no museu para que os visitantes possam conferir como eram vários dos computadores mais antigos. Qual a virtualização então?

O museu é dito virtual, pois disponibiliza vários quiosques interativos, em que os visitantes podem literalmente colocar os modelos de computador na palma da mão, usando um software de reconhecimento de imagem e uma placa especial. Na página indicada no início desse artigo, existe um vídeo de demonstração desses quiosques que mostra muito bem o seu funcionamento.

Agora quer saber a melhor parte? O pessoal que organiza o museu, liberou para download sob a licença creative commons, todos os modelos 3d usados para o software interativo, no formato de arquivo do Blender 3D. Sim, ao acessar a página do museu você se depara com todos os arquivos de computadores para download. Claro que isso não é uma biblioteca completa de modelos, mas para alguém que precise de modelos 3d de computadores para projetos semelhantes, o recurso é fantástico!

Como tudo estava sendo usado para aplicações interativas que usam 3d em tempo real, os modelos disponíveis estão com poucos polígonos, com muito do detalhamento sendo feito pelas texturas, que acompanham todos os arquivos dos modelos 3d.

Claro que isso não substitui uma boa biblioteca de modelos 3d para uso variado em projetos, mas já ajuda muito. Só lembarando que os modelos estão no formato de arquivo do Blender 3D, será necessário usar essa ferramenta para abrir e eventualmente exportar os modelos para outro formato de arquivo.