Clicky

Como criar uma cena realista com SketchUp?

Apesar do objetivo claro de criar cenas baseadas em volumetria apenas, o SketchUp é uma ferramenta de modelagem geométrica poderosa. Quando digo modelagem geométrica, lembre que estou falando de modelos baseados apenas em formas retas, nada de modelagem orgânica e personagens. Mesmo já existindo algumas ferramentas e plugins que permitem criar modelos mais orgânicos, o foco dele é na modelagem geométrica mesmo. Mesmo sendo tão poderoso para modelagem, alguns artistas ainda tem preconceito em relação ao trabalho feito no SketchUp, tachando a ferramenta como algo para iniciantes ou produções de baixa complexidade.

Para desmistificar esse tipo de idéia, veja esse ótimo projeto desenvolvido por um artista da África do Sul.

Ele tomou como base uma imagem criada em outra ferramenta 3d, e como desafio tentou reproduzir a mesma no SketchUp com sucesso. Agora quer saber a melhor parte? Ele publicou os resultados da experiência em um fórum de usuários do SketchUp, falando de todo o procedimento e com muitas imagens.

Para acessar o link do fórum, em que ele comenta o projeto, visite esse link.

Agora vamos aos detalhes do projeto, primeiro a modelagem do projeto foi auxiliada por scripts. A parte da modelagem é explicada de maneira superficial, mas alguns detalhes como a modelagem do telhado ele explicou muito bem.

O telhado foi criado com o auxilio do script Sketchy FFD que é muito semelhante ao FFD do 3ds Max. Com ele é possível criar um Lattice em volta do modelo 3d, e ao deformar esse Lattice o objeto assume a mesma forma do objeto. Veja o diagrama em que o próprio autor explica o procedimento:

E o render? Todo o processo foi finalizado no V-Ray para SketchUp. A qualidade da imagem está muito boa e segundo o próprio autor o tempo final de render foi bem alto, provavelmente por causa da grande quantidade de mapas para displacement que ele usou na cena.

Hoje a mensagem do autor com o making of da cena já conta com mais de 7 páginas de mensagens, com usuários e artistas tirando dúvidas sobre a produção dessa cena. Se você ainda tem preconceito sobre o SketchUp ou simplesmente quer aprender como ele fez a modelagem e renderização, recomendo uma visita ao fórum. Quem sabe você não se anima e faz uma pergunta ao próprio autor!

Só um aviso, o fórum está todo em língua inglesa. Mesmo que você não conheça bem a língua, vale a pena o esforço, pois o material é muito bom.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. andre 21/11/2008 em 12:47 pm

    boa tarde,queria saber como usar o sketchup junto com outros programas como no da foto realista acima.obrigado.
    neste caso ele usa render com sktchup?é possível?

  2. ernani guimaraes da silva 26/01/2009 em 2:00 am

    é possivel comprar algum curso de v-ray para o sketchup?
    se existe, qto. custa?

  3. valter 01/05/2011 em 12:16 pm

    boa tarde, gostaria de saber quais foram os plugins instalados no skethup para fazer esta bela obra-prima? e se os plugins forão gratis, vls

  4. Patrick 01/05/2012 em 12:45 pm

    Eu estou há 7 meses modelando o antigo complexo do World Trade Center de Nova York, conhecido pelas Torres Gêmeas. A torre norte já está pronta. Na torre sul só falta o terraço e o tubo de elevadores. O subterrâneo do complexo já está pronto. Eu estou modelando em uma engine, ferramenta para fazer jogos. O nome dela é UDK. Eu uso o Sketchup 8 e o AutoDesk para modelar algumas peças específicas por causa de algumas ferramentas que facilitam a modelagem. Depois é só exportar para a UDK. Ainda falta o WTC 3, WTC 4, WTC 6. Acho que ainda vai demorar mais 4 meses pra terminar pois estou modelando nos mínimos detalhes. O bom de usar a UDK é que fica muito realista. Luz solar, texturas, fluidos, motor de física, pessoas realistas andando, fenómenos da natureza, elevadores que transportam pessoas e carros que andam na rua. Produzindo um ambiente real. É preciso saber programação. Mas no UDK é mais fácil. Bom trabalho a todos!

Deixar Um Comentário