Qual a melhor ferramenta para modelar, texturizar e iluminar em 3d?

Caso você acompanhe o Blog há algum tempo, deve saber a minha resposta para essa complicada pergunta feita no título do artigo; qual a melhor ferramenta para trabalhar em 3d? Antes de tentar responder essa pergunta, sugiro uma visita a um texto publicado por um usuário nos fóruns do CG Talk. Ele publicou uma comparação fantástica entre várias ferramentas 3d entre elas Maya, 3ds Max, Lightwave, Cinema 4D e Softimage XSI. Nessa comparação foi usada uma mesma cena em que artistas diferentes deveriam tentar chegar a resultados semelhantes. Qual a cena usada? Lembra do tutorial de renderização que Maya e Mental Ray que indiquei na semana passada? Bem, foi essa a cena usada para os testes.

Veja um exemplo do teste, com imagens renderizadas no Maya e depois no Softimage XSI:

Os exemplos mostrados na comparação som fantásticos, mas para fins de avaliação de ferramenta eles não condizem com a realidade. Qual o motivo? Antes de qualquer coisa, cada imagem foi elaborada a configurada por artistas diferentes. Só isso já faz o teste perder credibilidade.

Na verdade, o objetivo dessas imagens foi divulgar um livro eletrônico sobre iluminação. Mas acho que o resultado acabou sendo negativo. Depois de ler as mensagens dos usuários no CG Talk sobre os testes e da análise detalhada das imagens, fica visível que na maioria das vezes o artista responsável pela renderização no Maya, conhece mais da ferramenta e das configurações do Mental Ray.

Outra coisa que não fica clara no teste; qual foi o tempo de render para cada imagem? Qual foi o renderizador usado nos testes? No caso do Maya é visível que o renderizador usado foi o Mental Ray, se você tem dúvidas visite o link que indiquei no início do artigo.

Mesmo sendo um fracasso, é interessante acompanhar esse tipo de comparação, já que é muito difícil esse tipo de coisa acontecer, uma mesma cena ser apresentada em diferentes renderizadores e com artistas diferentes como autores. O ideal mesmo é que esse tipo de teste fosse feito pela mesma pessoa, com o mesmo renderizador, ou ao menos com conhecimentos semelhantes em todas as ferramentas.

Qual a moral da história? A melhor ferramenta 3d é aquela que satisfaz todas as suas necessidades, independente de quem é o desenvolvedor ou da fama dos seus trabalhos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Qual a melhor ferramenta para modelar, texturizar e iluminar em 3d?”

  1. Eu queria ver um renderizado no render interno do Blender, ou no yayfray.

  2. Parece que o artista que utilizou o XSI é o que menos entende de iluminação.

  3. “Eu queria ver um renderizado no render interno do Blender, ou no yayfray.” [2]

    “Cade o Blender?
    rsrsrsrsrs” [2]

    Pra mim se o Blender fosse com o Indigo por exemplo, estaria no mesmo nivel, que os outros… mas tudo depende do artista por trás da cena 😉

  4. Na minha opinião os que estavam melhores eram os do Lightwave, Maya e C4D…
    realmente, deu a impressão que o do XSI era o que menos habilidoso…
    eu acho q aquilo pra ser mais justo eles deveriam usar a mesma textura… porque se vcs repararem por exemplo, nas do Maya tem partes com Bump…
    sem contar a qualidade da textura, resolução e etc…

  5. Fala Alan estou acompanhando o seu site faz algum tempo ele é muito bom e bacana .

    Concordo com tudo o que voce disse o teste perde muito de credibilidade se for avaliar essas imagens, o que da para realmente avaliar é nivel dos artistas e nao a ferramenta que eles usaram.

    Sem ofender, achei as cenas geradas do Softimage muito ruins pelo pontecial que eu conheço do programa e que o artista realmente nao sabia explorar os recursos da ferramenta ou agiu “de má fe”, se ele nao sabia usar o programa (ou coisa do genero) nao deveria ter feito as imagens.

    Nao gostei do post do cara dessa analise no forum cgsociety porque ficou parecendo que de um lado voce tem otimo programa (o Maya) e do outro lado um monte de programa “amadores”, mas na verdade voce tem um cara que usa bem um programa e do outro lado artistas que nao tem o mesmo nivel tecnico dele, eu nao achei essa analise justa e objetiva, achei surreal com o “objetivo” que ele queria alcançar, principalmente do Softimage com o Maya o que diferenciou o resultado final foi o conhecimento tecnico dos usuarios e nao pontecibilidade dos programas, o MentalRay é o renderizador default do Softimage, quando voce começa usar o Softimage voce ja tem os primeiro contatos com o Mentalray, antes mesmo do Max e Maya adotarem o Mentalray o Softimage ja o usava ha muito tempo, seguindo uma “certa logica ” um artista que usa o Softimage faria algo melhor do que foi apresentado na analise do post do cara e nao foi o que aconteceu.

    Se o cara quisesse que o post fosse produtivo era so ele disponibilizar as cenas geradas de todos os programas para outros artistas fazerem uma melhor avaliaçao e comparaçao de quanto tempo gasto, hardware, linha de aprendizagem, memoria consumida e tal, seria interessante ver o Blender na briga porque ele tem um bom potencial, (mas nao ficaria supreso se na analise desse guri o Blender fosse considerado ruim, para ele so o programa que ele usa é o melhor).

    Se todos os artista tivesse os arquivos dessa analise seria facil para analisar os pro e contras de cada programa, ver opiniao, dicas de outras pessoas e ver se teve má fé do guri com algum programa (se ele nao gosta de algum programa é simples; nao use, nao critique, e fica com o programa que ele ama), mas em vez disso o que complicou a vida do sujeito foi fazer uma analise com uma cena paga e que ele nao pode colocar essa cena para download por causa de copyright, achei isso uma desculpa ou infelicidade da parte dele, parece que ele agiu de uma certa má fé.

    Como avaliar uma cena sem ter os arquivos originais? So pelas imagens que ele postou nao tem como avaliar, e nao da para considerar o ponto de vista dele como profissional, se fosse um bom profissional teria feito sua propria cena e nao comprado uma e nao ter gerado esse mal estar em forum de peso e de respeito.

    Tambem achei estranho no post dele nao ter colocado as screenshots das configuraçoes dos outros programas, maquina usada, o tempo do render e nome dos outros artistas que usaram os outros programas, se ele nao pode dar arquivo para analise, pelo menos ele poderia dar uma screenshot dos parametros que foi usado na cena, com certeza iria esclarecer muita coisa e muitos mal entendidos.

    Entrando no modo sarcastico:

    “Pelo post dele o que ele concluiu foi seguinte o melhor programa é o que ele usa pois outros sao “ruins”, nossos olhos viram os resultado”. Saindo do modo sarcastico.

    Nao tenho nada contra quem usa Maya pois eu tambem uso, como uso Softimage, Lightwave, 3d Max, Blender, Zbrush, Mudbox, Silo e outros programas, cada programa tem sua caracteristica boas e ruins eu as uso conforme os projetos exigem.

    Se o cara fosse bom teria feito a mesma imagem com todos os tipos de programas e teria o mesmo resultado final em todos os programas.

    Sinceramente se o artista tiver um conhecimento de algum recursos de qualquer ferramenta que seja, ele vai conseguir
    usar-los em outros programas, no começo ele vai ter dificuldade em entender a logica da interface do programa, mas depois ele tira quase tudo de letra, o que faz uma imagem ser boa nao é o talento do artista em determinada
    ferramenta e sim a criatividade e o esforço dele, nao adianta ter talento se voce nao tem criatividade para usar-lo e esforço para superar-lo.

    Abracos e tudo de bom para voces
    Fortunas

  6. Olá. Muito bom seu site, tem me ajudado muito.

    Procurei nos sites que voce passou acima e o engraçado que não encontrei o arquivo em que os autores usaram para fazer as cenas.
    Alguem e ou voce conseguiu encontrar?
    Queria fazer uns testes aqui com o SU e o Vray.

    Se alguem encontrar e puder disponibilizar ajuda, pois nos tb podemos fazer nossos testes e experiencias.

    Abraço a todos.
    Allan, continue assim, seu site está de parabéns.

    att

  7. Fortunas, vc acertou na mosca.
    Acho que ele queria beneficiar um ou outro software, do modo como foi feito. Achei que não foi imparcial.

    Poderiamos simular um teste deste aqui!

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *