As pessoas que estão usando o Blender 3D, versão 2.46 que é conhecido por muitos como o Peach Blender, passam por alguns pequenos problemas desde o lançamento dessa versão. Qual o motivo? Pequenos bugs que passaram pelo crivo da equipe de desenvolvedores e acabaram sendo lançados, junto com a versão oficial. Um desses bugs mais conhecidos pelos usuários é a incompatibilidade com o YafRay. Sim, hoje quem tenta renderizar trabalhos com o YafRay no Blender 2.46 enfrenta alguns problemas, assim que você pressiona a tecla F12 o software simplesmente trava e fecha. Isso acontece até no Linux!

Pois, para tentar corrigir esses problemas o Blender 2.47 será lançado sim! Já havia comentado esse lançamento aqui no Blog em artigos anteriores, e ontem a fundação Blender disponibilizou a primeira versão de testes para download. Portanto, se você quiser testar essa versão, para verificar se existem problemas com algumas das ferramentas, pode fazer o download aqui. Lembrando que não é recomendável abrir arquivos importantes, ou usar essa versão para produção.

Ainda não foi dessa vez que recursos que estão “quase” prontos como o Grease Pencil foram lançados. No final das contas essa é realmente uma versão apenas para correção de problemas. Absolutamente nenhuma ferramenta nova foi adicionada a essa versão, passei um pente-fino nas ferramentas e está tudo a mesma coisa.

Por falar em atualização do Blender, hoje finalmente conseguir finalizar a revisão do texto do Blender 3D – Guia do Usuário. Sim, estou recebendo há algum tempo e-mails de usuários interessados no livro, que está esgotado na editora e em boa parte das livrarias. Na verdade a primeira como a segunda edição ainda podem ser usadas sem grandes problemas nas versões mais atuais do Blender, mas como a tiragem se esgotou, vale a pena fazer uma atualização.

Por isso, nos últimos 45 dias estive fazendo um verdadeiro pente-fino no livro, revisando os textos e atualizando pequenos detalhes e principalmente as imagens da interface. Algumas ferramentas como as partículas, sofreram mudanças drásticas e o texto teve que ser totalmente reescrito.

Da segunda edição para cá, novas opções como o SubSurface Scattering, Reflexões Borradas, Soft Shadows, AO aproximado e o Cloth foram adicionadas e o texto com a explicação para essas ferramentas teve que ser adicionado. Com a adição dessas ferramentas, o livro deve crescer um pouco mais.

Agora é só aguardar um pouco mais, para que o trabalho de diagramação e revisão ortográfica seja finalizado para que o livro chegue novamente as livrarias. Com mais esse projeto finalizado, posso tirar um dia para descansar e começar a trabalhar no próximo!