Clicky

Blender 3D 2.47 RC1 disponível para download

As pessoas que estão usando o Blender 3D, versão 2.46 que é conhecido por muitos como o Peach Blender, passam por alguns pequenos problemas desde o lançamento dessa versão. Qual o motivo? Pequenos bugs que passaram pelo crivo da equipe de desenvolvedores e acabaram sendo lançados, junto com a versão oficial. Um desses bugs mais conhecidos pelos usuários é a incompatibilidade com o YafRay. Sim, hoje quem tenta renderizar trabalhos com o YafRay no Blender 2.46 enfrenta alguns problemas, assim que você pressiona a tecla F12 o software simplesmente trava e fecha. Isso acontece até no Linux!

Pois, para tentar corrigir esses problemas o Blender 2.47 será lançado sim! Já havia comentado esse lançamento aqui no Blog em artigos anteriores, e ontem a fundação Blender disponibilizou a primeira versão de testes para download. Portanto, se você quiser testar essa versão, para verificar se existem problemas com algumas das ferramentas, pode fazer o download aqui. Lembrando que não é recomendável abrir arquivos importantes, ou usar essa versão para produção.

Ainda não foi dessa vez que recursos que estão “quase” prontos como o Grease Pencil foram lançados. No final das contas essa é realmente uma versão apenas para correção de problemas. Absolutamente nenhuma ferramenta nova foi adicionada a essa versão, passei um pente-fino nas ferramentas e está tudo a mesma coisa.

Por falar em atualização do Blender, hoje finalmente conseguir finalizar a revisão do texto do Blender 3D – Guia do Usuário. Sim, estou recebendo há algum tempo e-mails de usuários interessados no livro, que está esgotado na editora e em boa parte das livrarias. Na verdade a primeira como a segunda edição ainda podem ser usadas sem grandes problemas nas versões mais atuais do Blender, mas como a tiragem se esgotou, vale a pena fazer uma atualização.

Por isso, nos últimos 45 dias estive fazendo um verdadeiro pente-fino no livro, revisando os textos e atualizando pequenos detalhes e principalmente as imagens da interface. Algumas ferramentas como as partículas, sofreram mudanças drásticas e o texto teve que ser totalmente reescrito.

Da segunda edição para cá, novas opções como o SubSurface Scattering, Reflexões Borradas, Soft Shadows, AO aproximado e o Cloth foram adicionadas e o texto com a explicação para essas ferramentas teve que ser adicionado. Com a adição dessas ferramentas, o livro deve crescer um pouco mais.

Agora é só aguardar um pouco mais, para que o trabalho de diagramação e revisão ortográfica seja finalizado para que o livro chegue novamente as livrarias. Com mais esse projeto finalizado, posso tirar um dia para descansar e começar a trabalhar no próximo!

2017-04-11T10:34:08+00:00 By |Blender 3D|11 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 Comentários

  1. Marco Antônio Ribeiro 05/08/2008 em 9:15 pm

    Caro Allan.

    Possuo seu livro e o uso freqüentemente. Embora concorde que ele precise de uma atualização e uma nova edição, não seria melhor esperar um pouco e lançar uma que contemple a versão 2.50?

    Certamente haverão várias mudanças e seria muito bem vindo uma referência em português, principalmente se for mantida a qualidade das edições anteriores.

    Grande abraço.

    Marco Antônio

  2. Allan Brito 05/08/2008 em 9:19 pm

    Olá Marco Antônio,

    Eu também pensei nisso, mas acho que o Blender 2.50 ainda demora muito para sair.

    Acredite em mim, será mais fácil e rápido o lançamento do Blender 2.48 com os projetos do SoC e do Apricot, antes que o Blender 2.50 veja a luz do dia.

    As mudanças que eles estão planejando são muito profundas, e demandam muitos testes.

    Por isso, achei melhor atualizar para a versão 2.46 mesmo.

    Caso contrário o livro ficaria esgotado por alguns meses.

    Abraços

  3. José Fernando Reinicke 06/08/2008 em 8:27 am

    Instalei esta nova versão para testar principalmente o YafRay e adivinhem o que aconteceu quando pressionei F12?????

    … Já desinstalei e voltei a minha versão oficial… nem quero saber quais os outros ajustes feitos. Sigo utilizando o 2.46 com os bugs oficiais, rsrsrsrs.

  4. João Carlos Agostini 06/08/2008 em 9:02 am

    Olá

    É verdade, há vários bugs. Além do YafRay descobri bugs no sistema boleano (Union, Diference, Intersection) que após algumas vezes de uso criam objetos estranhos e no modo Sculp, quando chegamos ao nível 9 é possível que o Blender se feche sozinho.
    Quanto ao livro, eu o comprei faz pouco tempo e portanto não tem sentido comprar outro, já que você mesmo diz que não há essa necessidade, mas gostaria de ver essas atualizações que fez. A editora teria alguma forma de disponibilizar apenas esses acréscimos para quem comprou o livro na primeira edição?

    Grato.

  5. Allan Brito 06/08/2008 em 9:33 am

    Oi João Carlos,

    A editora manda um PDF com as atualizações sim. Mas é necessário esperar pelo lançamento da nova edição.

    Abraços

  6. evandro 06/08/2008 em 1:17 pm

    bom meu caso é diferente estou usando o linux 64 programas 64 tambem o blender é um deles e meu problema e com a engine de jogo que trava ray funciona perfeito

  7. Rodrigo Santiago 06/08/2008 em 2:15 pm

    Quando sair, avisa aqui pois quero comprar um pra consultas… já que não tenho ainda e o 2.50 sai só ano que vem mesmo.
    []

  8. Fortunas 07/08/2008 em 11:13 pm

    Sao duas boas noticias, a do “lançamento” do seu livro e essa “atualizaçao” do blender, vou fazer uns teste nessa versao e vou esperar sair o seu novo livro.

    So por curiosidade, gostaria de saber se foi feito ou futuramente esta sendo desenvolvido alguma “melhoria” nas ferramentas para modelagem.

    Abracos, fortunas

  9. Jason José do Nascimento 09/08/2008 em 9:09 pm

    Allan,

    Notei que alguns dos teus leitores tiveram problemas ao instalar o Blender. Você tem alguma dica de como instalar o Blender?

    Abraço

  10. Tiago 29/08/2008 em 1:13 am

    Engraçado a versão oficial do 2.47 o yaf .09 não funciona também ! Que ótimo !

  11. Diego Ferreira 24/02/2011 em 2:35 pm

    Boa tarde! instalei tanto o blender versão 2.49 quanto a 2.48 e os dois quando abri ele abre a tela do DOS e depois depois trava e não termina de abrir. pode me ajudar? se puder mandar a resposta pelo meu e-mail melhor ainda abraço!!

Deixar Um Comentário