Quando escolhemos uma ferramenta de renderização, como o Maxwell Render é necessário algum tipo de recurso que possa valer o investimento, principalmente quando a ferramenta de renderização custa algo em torno de 1000 dólares. Bem, além de gerar imagens absurdamente reais e ser baseado em comportamento físico real, o Maxwell Render tem um recurso fantástico chamado MultiLight que na opinião de muitos artistas de visualização, é uma das ferramentas mais revolucionárias desde o surgimento do Raytracing. Sim, depois que você conhece o funcionamento do MultiLight, fica a sensação que muitas horas de sono e trabalho poderiam ter sido economizadas ao longo da sua vida.

Como é que o MultiLight funciona?

Vamos exemplificar o seu funcionamento da seguinte forma. Imagine que você está trabalhando em uma cena, posiciona todos os pontos de luz, ajusta a intensidade e cor para todos. Ajusta as texturas e aciona a renderização, e depois de alguns minutos, percebe que no final do render a iluminação não ficou da maneira como você queria. Qual a solução? Alterar os parâmetros da luz e renderizar tudo novamente.

Agora, já pensou como seria rápido, se fosse possível pegar essa imagem renderizada e editando a própria imagem ajustar os parâmetros da luzes? De maneira independente e até mesmo, se for o caso, desligar uma dessas fontes de luz? Pois, é exatamente isso que o MultiLight do Maxwell Render faz.

Depois que uma imagem é renderizada, ele pode salvar as informações das fontes de luz e o artista pode usar essas informações, para fazer ajustes na intensidade, cor e vários outros parâmetros. Quer saber a melhor parte? Também é possível animar esses parâmetros!

Veja esse vídeo, que exemplifica bem o uso do MultiLight:

O material é apenas uma imagem renderizada. Nesse caso o artista usou o recurso do MultiLight para alterar o valor das fintes de luz, depois que a imagem estava renderizada. Fantástico não é? Isso literalmente acaba com o problema da produção de animação com o Maxwell Render.

Mas, esse recurso era exclusivo do Maxwell Render. Era, porque um artista de renome na comunidade de usuários do 3ds Max desenvolveu um MAXScript que simula o comportamento do MultiLight, usando luzes do V-Ray e do Mental Ray no 3ds Max!

Se você for usuário mais antigo do 3ds Max, deve estar lembrado do artista mexicano Guillermo M. Leal LLaguno. Ele ficou famoso no final dos anos 90, criando algumas imagens vencedoras de concursos com o finado LightScape da Autodesk. Bem, agora ele é usuário do 3ds Max e desenvolveu esse Script, que ainda não está finalizado, mas impressiona pelas possibilidades. Para saber mais sobre o Script, assim como fazer o download de um vídeo de demonstração, visite esse endereço no CG Talk.

A imagem acima mostra o menu que é criado ao usar o Script. Repare que é exibida uma lista, com o nome de todas as fontes de luz. Depois que a imagem é renderizada, o artista pode editar cor, intensidade e temperatura da luz. O que é simplesmente fantástico! Se você for usuário do 3ds Max e renderiza suas cenas com V-Ray ou Mental Ray não pode deixar de usar essa ferramenta, que é gratuita. Acredite em mim, quando digo que você irá ganhar alguns anos a mais na sua vida, com a economia no tempo de render.