Clicky

Como usar o SketchUp para modelar terrenos com curvas de nível?

A construção de maquetes eletrônicas ou cenários virtuais envolve a elaboração de vários elementos para compor o ambiente, sendo que na maioria das vezes os artistas concentram todos os esforços na edificação e sempre deixam o terreno por último. Na construção do terreno é necessário um tipo de objeto comum no trabalho com topografia, que é a chamada curva de nível. Esse objeto mostra de maneira gráfica as elevações e inclinações de uma determinada superfície, sendo de fácil leitura para pessoas que têm visão especial bem desenvolvida.

Ao lidar com esse tipo de objeto, os artistas responsáveis pela modelagem têm o seguinte problema; como transformar linhas 2d em um terreno com grande nível de detalhamento? Em algumas ferramentas essa tarefa é mais simples, mas para outras o processo é menos intuitivo. Por exemplo, o SketchUp é famoso pelas suas ferramentas de modelagem geométrica, que facilitam a construção da volumetria em praticamente qualquer projeto. Mas, ele pode ser usado para modelagem de terrenos?

Claro que sim! Para ilustrar o processo e ao mesmo tempo apresentar um plugin útil para o SketchUp, encontrei um tutorial que explica os passos necessários para modelagem de topografia na ferramenta. Apesar de o material estar em língua inglesa, o procedimento demonstrado no vídeo é de fácil entendimento.

O truque é criar todas as linhas de contorno do terreno, seguindo as curvas de nível do projeto. No vídeo o autor usa uma imagem, que se não me engano é um cenário do livro Senhor dos Anéis. Antes de começar a modelagem ele acerta a escala da figura.

O foco mesmo é na criação das linhas, finalizando e fechando os contornos dos objetos para poder criar as superfícies, de maneira semelhante ao Extrude.

Depois que tudo está criado, o autor usa um plugin chamado de selector, que pode ser copiado nesse endereço, para selecionar apenas as faces resultantes. Ele precisa remover as faces apenas, pois o terreno resultante parece mais uma pequena escada.

Com as faces selecionas e posteriormente excluídas, ele faz a união das linhas, criando uma superfície intermediária. Pronto! Isso acaba gerando uma superfície mais suave, que representa muito bem um terreno com topologia mais complexa. A técnica apresentada no tutorial, pode ser aproveitada para modelagem mais orgânica no SketchUp, que não é tão óbvia, mas perfeitamente possível de executar.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. marzo jose santos 06/06/2009 em 2:21 pm

    presciso saber se tem um programa para ver atraves de fotos ou imagens do google earth ,as curvas de nivel dos
    locais .

  2. Adriano cunha 25/06/2009 em 11:31 pm

    eu construo e reformulo telhados e preciso de mais componentes para projetar telhados

  3. Gregne 05/03/2012 em 10:29 am

    Obrigado pelo teu trabalho!
    É muito importante o mundo ter pessoas como voce e com certeza tens ajudado muita gente como eu.
    Agora me tira uma dúvida, baixei mtos plugins d um amigo no sketch8. Mas percebi q algumas ferramentas não podem ser usadas, seus icones ficaram com uma cor opaca e n eh possivel usar…
    Tem alguma explicação p isso?
    Desde já agradeço teu trabalho!

  4. Thais 19/07/2013 em 11:23 am

    Bom Dia..
    Estou com um problema no meu serviço que é o seguinte:
    Importei do autocad umas curvas de niveis de um aterro. Porem estou precisando calcular o volume interno e nao estou conseguindo preencher os espaço interno dessas curvas de nivel.
    Como faço?
    Obrigada

  5. Dayane 01/08/2013 em 11:24 am

    Adriano cunha,

    Existem plugins que fazem telhados, exemplos 1001bittools e instantroof, inclusive tem uma empresa que só trabalha com plugins e tem bastante plugin legal, mas infelizmente são pagos…

  6. kelin 28/10/2013 em 10:08 pm

    Boa tarde. Construi um terreno no sketchup atraves das curvas do google earth. Como faço agora para estampar as ruas que existem neste terreno no lugar correto de cada uma delas?

    Obrigada

Deixar Um Comentário