A construção de maquetes eletrônicas ou cenários virtuais envolve a elaboração de vários elementos para compor o ambiente, sendo que na maioria das vezes os artistas concentram todos os esforços na edificação e sempre deixam o terreno por último. Na construção do terreno é necessário um tipo de objeto comum no trabalho com topografia, que é a chamada curva de nível. Esse objeto mostra de maneira gráfica as elevações e inclinações de uma determinada superfície, sendo de fácil leitura para pessoas que têm visão especial bem desenvolvida.

Ao lidar com esse tipo de objeto, os artistas responsáveis pela modelagem têm o seguinte problema; como transformar linhas 2d em um terreno com grande nível de detalhamento? Em algumas ferramentas essa tarefa é mais simples, mas para outras o processo é menos intuitivo. Por exemplo, o SketchUp é famoso pelas suas ferramentas de modelagem geométrica, que facilitam a construção da volumetria em praticamente qualquer projeto. Mas, ele pode ser usado para modelagem de terrenos?

Claro que sim! Para ilustrar o processo e ao mesmo tempo apresentar um plugin útil para o SketchUp, encontrei um tutorial que explica os passos necessários para modelagem de topografia na ferramenta. Apesar de o material estar em língua inglesa, o procedimento demonstrado no vídeo é de fácil entendimento.

O truque é criar todas as linhas de contorno do terreno, seguindo as curvas de nível do projeto. No vídeo o autor usa uma imagem, que se não me engano é um cenário do livro Senhor dos Anéis. Antes de começar a modelagem ele acerta a escala da figura.

O foco mesmo é na criação das linhas, finalizando e fechando os contornos dos objetos para poder criar as superfícies, de maneira semelhante ao Extrude.

Depois que tudo está criado, o autor usa um plugin chamado de selector, que pode ser copiado nesse endereço, para selecionar apenas as faces resultantes. Ele precisa remover as faces apenas, pois o terreno resultante parece mais uma pequena escada.

Com as faces selecionas e posteriormente excluídas, ele faz a união das linhas, criando uma superfície intermediária. Pronto! Isso acaba gerando uma superfície mais suave, que representa muito bem um terreno com topologia mais complexa. A técnica apresentada no tutorial, pode ser aproveitada para modelagem mais orgânica no SketchUp, que não é tão óbvia, mas perfeitamente possível de executar.