Uma coisa que sempre menciono para meus alunos é que o mercado publicitário e de cinema não sãos os únicos e maiores consumidores de produtos, oriundos da animação e produção 3d. Dentre as áreas que demandam grande quantidade de material sobre visualização destaco a de saúde. Os pesquisadores dessa área, precisam constantemente demonstrar e explicar suas experiências e procedimentos. Ao invés de texto é muito melhor mostrar uma animação 3d, produzida especialmente para esse tipo de situação.

O mercado para isso é enorme no exterior e um artista com bons conhecimentos na área, pode até trabalhar a distância para estúdios especializados. Quer ver alguns exemplos?

Esse vídeo é de uma empresa especializada na demonstração de procedimentos médicos, e mostra o trabalho necessário para a implantação de um pino em um osso. Se você tem estomago fraco para essas coisas, NÃO ASSISTA!

Vídeo1

O material mescla animação 2d com 3d e faz uma ótima introdução ao procedimento. Isso fica fantástico na demonstração de um procedimento, em palestras ou até mesmo em uma aula de ortopedia.

Agora outro vídeo, relacionado mais com processos celulares:

Nesse caso, o material é completamente ilustrado e animado em 3d, também por uma empresa especializada na visualização de procedimentos médicos. Já pensou se você tivesse acesso a esse tipo de material, quando teve aulas sobre genética?

Agora vem a parte interessante, você quer aprender a fazer esse tipo de material? Pois, para os que estão interessados em aprender, encontrei um web site especializado no ensino desse tipo de animação e imagem, usando o Maya. Para visitar o Molecular Movies, visite esse endereço. Lá é possível encontrar tutoriais em vídeo na área de Lectures e documentos PDF com instruções sobre como criar visualizações de DNA, células e outros elementos em 3D. Além da parte de visualização, ainda existem tutoriais sobre scripts para automatizar alguns procedimentos. Já fiz o download de quase tudo e devo dizer que é simplesmente fantástico o nível do material!

Depois de assistir a boa parte dos vídeos e consultar alguns dos PDF`s, vou tentar adaptar alguns dos conceitos para o Blender e usar isso nas minhas aulas também. Sei que muita gente só quer saber de modelar personagens, mas isso pode ser a porta de entrada para um mercado de trabalho em computação gráfica.

Como estou querendo muito formular um projeto de pesquisa para o meu Mestrado, que ainda está só na vontade, esse pode ser um tema interessante. Um projeto de pesquisa que faça a união entre a visualização de procedimentos médicos, com uso de software livre (Blender 3D), em ambiente Linux. Acho que o tema é ao mesmo tempo interessante e difícil de realizar, ou seja, um potencial projeto científico.