Já faz quase uma semana que publiquei uma série de artigos sobre livros relacionados à animação e computação gráfica, desde material estritamente relacionado ao Blender 3D até imagens com arte digital patrocinada pela Autodesk. Mesmo falando tanto sobre esses livros, minha coleção de material da área ainda é modesta se comparada com outras pessoas que compram livros com mais freqüência. No meu caso, o frete desse tipo de material ainda é um dos impeditivos para comprar mais livros, mas hoje já está muito melhor com a desvalorização do dólar, livros importados ficam bem mais acessíveis.

Quem escolhe por comprar livros como esse, sempre se pergunta se o material é bom ou não. Para ajudar nessa escolha, encontrei um aficionado por livros de animação e efeitos especiais, que tira fotografias regulares das suas aquisições e disponibiliza algumas imagens em um álbum no Flickr.

Art of Kung Fu Panda

Para acessar a biblioteca de imagens, visite esse endereço.

Antes que alguém pergunte, não é o livro inteiro, apenas fotografias de algumas páginas, entre 3 ou 5 de cada livro que o usuário teohyc adquiriu. Dentre os livros que ele apresenta na coleção estão alguns que eu mesmo já possuo, mas que poderia muito bem consultar as imagens da coleção dele para me decidir pela compra.

Por exemplo, ele mostra a capa e algumas imagens do livro To Infinity and Beyond, que fala da história da Pixar. Sim, toda a história da Pixar, desde a época em que ela era formada por entusiastas da animação por computador e só dava prejuízo. Se você estiver fazendo algum tipo de pesquisa sobre a história da animação, esse livro é referência obrigatória!

The Art of WALL-E

Além desse título, a coleção apresenta grande quantidade de livros sobre animações recentes, como Ratatouille e o surfs up (ta dando onda). Na maioria dos casos, os livros apresentam algumas imagens da produção dessas animações e não constituem grande aprendizado, apenas livros de arte mesmo.

Na parte dos efeitos especiais, a coleção mostra um título sobre a produção do filme 300, com algumas imagens interessantes da produção da composição dos efeitos.

Acredito que depois de visitar a coleção e conferir algumas das imagens, você deve ter ficado com vontade de adquirir alguns desses livros. Eu mesmo devo comprar um ou dois títulos listados na coleção, com as imagens pude decidir pela compra dos títulos de maneira mais fácil.