Clicky

Coleção de livros sobre animação e efeitos especiais

Já faz quase uma semana que publiquei uma série de artigos sobre livros relacionados à animação e computação gráfica, desde material estritamente relacionado ao Blender 3D até imagens com arte digital patrocinada pela Autodesk. Mesmo falando tanto sobre esses livros, minha coleção de material da área ainda é modesta se comparada com outras pessoas que compram livros com mais freqüência. No meu caso, o frete desse tipo de material ainda é um dos impeditivos para comprar mais livros, mas hoje já está muito melhor com a desvalorização do dólar, livros importados ficam bem mais acessíveis.

Quem escolhe por comprar livros como esse, sempre se pergunta se o material é bom ou não. Para ajudar nessa escolha, encontrei um aficionado por livros de animação e efeitos especiais, que tira fotografias regulares das suas aquisições e disponibiliza algumas imagens em um álbum no Flickr.

Art of Kung Fu Panda

Para acessar a biblioteca de imagens, visite esse endereço.

Antes que alguém pergunte, não é o livro inteiro, apenas fotografias de algumas páginas, entre 3 ou 5 de cada livro que o usuário teohyc adquiriu. Dentre os livros que ele apresenta na coleção estão alguns que eu mesmo já possuo, mas que poderia muito bem consultar as imagens da coleção dele para me decidir pela compra.

Por exemplo, ele mostra a capa e algumas imagens do livro To Infinity and Beyond, que fala da história da Pixar. Sim, toda a história da Pixar, desde a época em que ela era formada por entusiastas da animação por computador e só dava prejuízo. Se você estiver fazendo algum tipo de pesquisa sobre a história da animação, esse livro é referência obrigatória!

The Art of WALL-E

Além desse título, a coleção apresenta grande quantidade de livros sobre animações recentes, como Ratatouille e o surfs up (ta dando onda). Na maioria dos casos, os livros apresentam algumas imagens da produção dessas animações e não constituem grande aprendizado, apenas livros de arte mesmo.

Na parte dos efeitos especiais, a coleção mostra um título sobre a produção do filme 300, com algumas imagens interessantes da produção da composição dos efeitos.

Acredito que depois de visitar a coleção e conferir algumas das imagens, você deve ter ficado com vontade de adquirir alguns desses livros. Eu mesmo devo comprar um ou dois títulos listados na coleção, com as imagens pude decidir pela compra dos títulos de maneira mais fácil.

2017-04-11T10:34:05+00:00 By |Livros, Making Of|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. evandro 19/08/2008 em 11:36 am

    seria legal se tivesse algo falando das configurações de luz para efeitos, pois não vejo nada assim e acho que esse é um fator que influencia muito na hora de fazer uma cena que envolve computação 3d e elementos do mundo real.

  2. evandro 19/08/2008 em 11:58 am

    ah! Obs. eu vi um tuto seu falando de integração, mas com imagens paradas (fotos) e não se aplica a filmes e isso pode ser visto com clareza na novela da record o modelo do lobisomem e legal mas a integração é um lixo não so na parte de iluminação mas na animação tambem. Bom, isso não é uma critica afinal não é fácil fazer cinema, alias, o novo filme da mumia tambem ficou uma bosta a maior parte das animações (comparando com o primeiro é claro)rsrs os pé grande eu achei que era do filme mosntros S.A.

  3. Dalai Felinto 21/08/2008 em 4:06 am

    Oi Allan!

    Muito boa a cobertura sobre o assunto. Eu particularmente sou daqueles que adora uma boa leitura, especialmente quando as imagens falam por si.

    Acho que posso dar uma pequena contribuição ao tema, então vamos lá:

    O livro da Pixar (To the Infinity and Beyond) é maravilhoso. Além de ricamente ilustrado e muito bem diagramado, o conteúdo é de primeiríssima qualidade. Não espere dicas de como animar, mas se você quiser entender o que motiva e motivou a Pixar a ser o que ela é hoje o livro é imperdível.

    Tive a oportunidade de lê-lo inteiro (peguei emprestado da biblioteca). E ainda assim estou pensando em comprar o livro para guardar.

    Quanto aos livros com a arte do filme em geral são bem legais mas não tem tanta informação. Uma exceção fica por conta do Art of Incredibles que complementa de um jeito bem legal os extras do DVD dos incríveis (lido em três visitas à livraria :p ) e o do kung fu panda (ainda não tive a oportunidade de ler, mas já dei uma folheada e o material é muito bom).

    Eu tenho ainda dois livros de referência, o Art of Cars e o Art of Nemo (comprados em liquidação por U$12.00 :D). O conteúdo do texto não chega a ser revelador, mas as imagens são puro deleite visual.

    É isso,
    um grande abraço,
    Dalai

  4. Camila 10/02/2010 em 1:02 pm

    oiii gostaria de saber o nome e o preço do livro
    obrigada pela atenção

Deixar Um Comentário