Com o passar do tempo, mais e mais material sobre a Siggraph 2008 começa a aparecer na internet, em especial os vídeos produzidos pelos afortunados que conseguiram fazer uma visita a feira desse ano. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de fazer uma visita a feira, mas um dia quem sabe, consigo fazer uma cobertura mais personalizada aqui para o Blog. Enquanto isso não acontece, vamos ao material que está sendo disponibilizado. Um desses materiais é produzido pelo Tim Formica, editor da BlenderNation e que fez uma visita a feira e em especial ele foi visitar o espaço destinado ao pessoal da Fundação Blender.

Aqui está o vídeo que mostra alguns integrantes do Big Buck Bunny junto com o Ton:

No início do vídeo é possível perceber o Ton demonstrando o Blender para algumas pessoas que passeiam pela feira, assim como uma pequena reunião entre os membros da equipe. Uma coisa que senti falta nessa edição da Siggraph para o Blender, foi a falta de um Demo Reel da ferramenta, até existiu uma iniciativa nos fóruns de usuários do Blender, mas acho que não conseguiram reunir material suficiente a tempo.

Até ai nada demais, mas existem outros vídeos com passeios mais abrangentes, como esse vídeo que faz um passeio mais abrangente pela feira:

Sei que esse tipo de vídeo não mostra muita coisa, mas pelo menos uma boa amostra do que deve ter sido passear pelos stands.

Fora os vídeos com passeios guiados pelos visitantes, a Siggraph é a oportunidade em que muitas empresas publicam compilações, os chamados Demo Reels de suas ferraemntas 3d, para demonstrar alguns dos melhores trabalhos desenvolvidos com cada software.

Dentre todos os reels, destaco o da SideFX e o material de divulgação do Houdini, que é simplesmente fantástico. Dessa vez eles publicaram o material em duas versões, uma para animação e efeitos especiais e outra direcionada aos desenvolvedores de jogos, mostrando as ferramentas próprias do Houdini para esse segmento.

Se você tem um display em HD, os vídeos estão disponíveis em 720p também. Visite esse link para fazer o download dos dois vídeos, o material é muito bom! No reel sobre animação e efeitos existe até um trecho de um comercial veiculado aqui no Brasil, que muito provavelmente é de autoria de um artista Brasileiro.

Para finalizar esse artigo sobre o material da Siggraph, as empresas sempre organizam pequenas festas para encerrar os dias de exposição. Algumas dessas festas contam com a participação de pessoas famosas, como a aparição da atriz Carmen Electra, na festa do estúdio Blur. Veja alguns vídeos de festas e encontros de usuários na Siggraph:

Festa do estúdio Blur

Aqui você encontra algumas fotografias da festa que o pessoal do Blur studio ofereceu. Bem, parece que eles sabem fazer uma boa festa, além de produzir animações fantásticas!

Festa no stand da Autodesk

Encontro de usuários da CG Society

No CG Society ainda é possível encontrar um diário bem completo, com os eventos de cada dia da Siggraph.

Acho que com isso dá para ter uma boa idéia de como foi movimentada a feira. Assim que conseguir compilar mais material dos stands, assim como mais Demo Reels, publico outro artigo sobre o assunto.