O uso de imagens como artifício para iluminar cenários é uma excelente opção para cenas complexas, que precisam de níveis relativamente altos de qualidade, mas com eficiência na renderização. Hoje a maioria dos softwares consegue usar a iluminação com base em imagens, no Blender 3D é necessário usar um renderizador externo para isso, mas uma ferramenta própria para isso já está em desenvolvimento. Se você não lembra, consulte esse artigo sobre o uso de IBL com o Blender 3D, que escrevi há algum tempo aqui no Blog.

Bem, mas esse artigo não é sobre o Blender. Estava fazendo minhas pesquisas habituais, quando encontrei um excelente tutorial sobre o uso desse tipo de técnica (IBL), no Maya. O tutorial foi criado por um artista que precisava de uma maneira rápida e fácil de iluminar uma cena para animação. Ele acabou com uma cena iluminada por uma imagem e dois pontos de luz, para compor o efeito como um todo.

O procedimento para configurar a cena é muito simples, no tutorial que é de fácil entendimento o autor aborda todos os passos necessários para usar o efeito.

No início do tutorial, a primeira coisa que o autor faz é escolher o Mental Ray como o renderizador para a cena, pois será com ele que o efeito terá maior impacto na iluminação da cena. Depois que o Mental Ray é escolhido como renderizador, o autor passa a lista com todos os parâmetros que devem ser ajustados no painel de render.

Se você quiser usar a técnica para alguma cena semelhante, talvez seja necessário ajustar algum desses parâmetros.

Depois de ajustar o Final Gathering, podemos usar a opção Image Based Lighting no painel de controle do Mental Ray, lá existe um botão chamado Create. Assim que esse botão é acionado, uma esfera vai aparecer ao redor do modelo 3d. Essa é a base para o funcionamento da técnica, pois essa esfera é que vai gerar a iluminação da cena.

O autor até mostra o efeito da iluminação, quando a esfera está configurada com apenas uma cor sólida. A iluminação da cena fica uniforme e longe do que seria o ideal ainda. No final do tutorial é adicionada uma imagem, como textura da esfera. Assim a cena é realmente iluminada com a textura.

Como forma de complementar a iluminação, autor ainda adiciona dois pontos de luz para gerar sombras.

O tutorial é mais que recomendado, para as pessoas que pretendem aprender a usar Maya com Mental Ray. Ainda estou aguardando a confirmação daquelas aulas de Maya, mas esse tutorial fará parte das minhas recomendações de material complementar de estudo, caso o curso aconteça.