O Blender 2.46 foi marcado pelo lançamento do Big Buck Bunny e também pela introdução de inúmeras ferramentas que melhoraram, em muitos aspectos o Blender. Mas, junto com essas ferramentas e novidades, também aparecerem problemas e bugs. Um dos mais famosos é a incompatibilidade com o YafRay, que demandava ao artista desligar o botão XML para poder usar o YafRay no Render. Bem, agora já está disponível o Blender 2.47, que é uma versão destinada a corrigir os problemas do 2.46. Mesmo sendo anunciada como sendo uma versão de correção, algumas ferramentas novas estão disponíveis sim! Na sua maioria são ferramentas oriundas do projeto Apricot, mas que já podem ser utilizadas em ambientes de produção.

Quais são essas melhorias?

A primeira e única melhoria na parte de interface com o usuário é a utilização da nova ferramenta de Snap do Blender. Caso você não esteja lembrado, essa ferramenta já foi comentada aqui no Blog. Com ela é possível fazer com que um objeto se alinhe a um determinado plano, possibilitando que designers de jogos possam posicionar objetos de maneira mais rápida.

Isso tem aplicações em qualquer tipo de tarefa que necessite de alinhamento e posicionamento de objetos, como o trabalho em modelos 3d que demonstram projetos arquitetônicos.

Outras melhorias estão presentes na parte da Game Engine, em que várias novas ferramentas e opções foram adicionadas, em especial nos chamados Controllers. Esses são os blocos de lógica do Blender que fazem a ligação entre os sensors e actuators.

O recurso que permite utilizar os shaders GLSL ainda não está disponível com esse lançamento, acredito que apenas em uma provável versão 2.48 do Blender, que deve aparecer antes do já lendário 2.50. Essa versão deve reunir as novidades desenvolvidas para os projetos SoC 2008.

Para fazer do download do Blender 2.47, visite esse endereço.

Quem aprender a usar a Game Engine do Blender, pode até usar ele como ferramenta para fazer apresentações em 3D e substituir o PowerPoint. Veja essa apresentação, que a equipe do projeto Big BUck Bunny fez na Siggraph 2008. O arquivo é uma cena interativa na Game Engine do Blender, que substitui de maneira muito inteligente o uso de slides. Depois de fazer download pressione a tecla P, para que a apresentação inicie. Para navegar, use as teclas direcionais do teclado.