Simulações realistas de fumaça no Blender 3D?

Hoje parece que é o dia de falar sobre a Siggraph, mas o assunto é muito interessante e pode impactar a comunidade de usuários do Blender 3D. Junto com toda a parte comercial da feira, que divulga e mostra as novidades de várias empresas da área gráfica, alguns cientistas e pesquisadores apresentam artigos científicos e trabalhos de pesquisa, com novas técnicas e metodologias para computação gráfica. Um desses artigos foi o “Wavelet Turbulence for Fluid Simulation” que foi criado para simular efeitos realistas no comportamento de fumaça e líquidos. Quer saber a parte interessante? O responsável pela pesquisa e o artigo, foi o Nils Thürey, simplesmente a pessoa que desenvolveu o sistema de fluidos do Blender 3D.

Toda a pesquisa está disponível sob a licença GPL, caso você esteja trabalhando em alguma monografia ou trabalho científico, pode usar o material sem nenhum problema. Na semana passada, um artigo sobre o interesse em adaptar o algoritmo publicado na pesquisa para o Blender, foi publicado na BlenderNation.

Como o código é GPL, o processo de adaptação é apenas questão de tempo!

Se você não faz a menor idéia do que esse tipo de algoritmo faz, recomendo uma visita ao link indicado no início desse artigo. Faça o download do artigo completo, assim como os vídeos de demonstração. Garanto que você ficará impressionado com a qualidade da animação e complexidade dos movimentos.

Mas isso é apenas uma idéia, provavelmente ainda demore um pouco para que esse tipo de ferramenta esteja disponível no Blender 3D, mas a possibilidade é real. O código está lá, só precisa ser adaptado para o Blender 3D.

Agora, aproveitando que o assunto é simulação de fumaça no Blender, lembra do Farsthary? Aquele desenvolvedor cubano que estava trabalhando no sistema de Volumetrics do Blender? Ele publicou um estudo no seu Blog, em que parece que o uso de simulações com fumaça realista, pode estar bem mais próximo que imaginamos.

Sim, esse vídeo foi animado e renderizado no Blender 3D. Nesse caso, ainda é cedo para determinar a maturidade da ferramenta, mas ao menos ela já está sendo executada no próprio Blender em caráter experimental.

Tudo que precisamos fazer é esperar um pouco, para aplicar isso em ambientes de produção. Será que o pessoal da SideFX precisa ficar preocupado com o Blender?

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 comentários sobre “Simulações realistas de fumaça no Blender 3D?”

  1. Minha nossa senhora! Muito bom esse novo sistema… Só não entendi uma coisa… Existem dois sistemas de fumaça sendo desenvolvido em função do Blender?
    Caraamba! Proprietários que se preparem, nem que seja a longo prazo!

    Abraço

  2. Um deles está em desenvolvimento e rodando no Blender, que é o do Farsthary.
    O primeiro é apenas um estudo científico que no futuro pode ser aplicado ao Blender.

  3. realmente os resultados estão muito bons, seria muito bo mse alguém portasse isso pro blender =]
    eu não gostei muito do sistema do farsthary, mas ta valendo!
    quem dera se na versão 2.50 nos presenteassemos com um simulador desses =D

  4. Realmente o blender não para! Não dá nem tempo de um primeiro ficar pronto e já tem o segundo saindo do forno! Impressionante, mas um bocado e Wall-e 2 vai ser todo feito no Blender… 😉

    Abraços

  5. Nossa! ficou incrivel ja to interessado em aprender
    é por isso que eu gosto do Blender além de ser gratuito
    é muito fascinante!!!

  6. Guto:
    Não, mas tem nada a ver…
    Crysis é um jogo, ou seja é em tempo real, então seria espantoso se Crysis tivesse graficos iguais a estes que, diferente dos jogos, não são renderizados em tempo real.
    até que porque, pra fazer uma simulação dessas de fluidos e tal, demora horas, e as vezes dias 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *