O trabalho de um artista 3d envolve a criação de soluções inteligentes para criar animações e reproduzir os movimentos de alguns aparelhos, que para muitas pessoas apresentam funcionamento complexo. Um desses exemplos é aquele famoso letreiro de aeroportos antigos. Esse objeto é formado por várias pequenas placas, que giram em determinado para mostrar um número apenas na sua parte frontal. Hoje isso já não é mais muito utilizado em aeroportos, mas o simples fato de precisar apresentar esse objeto em animação pode demandar muito tempo de edição.

Para ajudar nesse, e em outros tipos de animação mais complexos no 3ds Max, um artista freelancer chamado Arda Kutlu, criou uma série de Scripts em MAXScript que elaboram esse tipo de animação de maneira automatizada.

Para fazer o download desse e de outros Scripts, visite esse endereço.

Essa é a lista de Scripts com as suas respectivas funções:

  • Pass tool: Permite que o artista configure a visibilidade de um objeto, apenas em determinados intervalos de frames. Também permite editar os materiais dos objetos, apenas em determinados intervalos. Por exemplo, o artista seleciona um objeto que recebe um material, fazendo com que os outros objetos
  • Mass Modifier enabler/disabler: A idéia desse Script é fantástica! Você já deve ter precisado adicionar ou remover modificadores de vários objetos, que resultou na edição individual de cada um deles. Bem, com esse script é possível adicionar ou remover modificadores em múltiplos objetos.
  • Camera Plane: Esse script gera uma câmera que está associada a um plano. Funciona assim, o plano do objeto fica fixo em relação a câmera, para que o artista possa criar reflexões e atribuir texturas.
  • Mass Randomizer: Outra idéia interessante, com o Script o artista pode selecionar múltiplos objetos e deixar vários atributos aleatórios, como posicionamento, rotação, escala e vários outros.
  • Voxel animator: Com esse script o artista pode usar uma seqüência de imagens, para criar uma animação com várias primitivas geométricas, como cubos ou esferas.
  • Quick Passes: A função da ferramenta é gerar os famosos render passes, em que imagens são geradas de maneira independente para sombras e outros elementos do render. Assim o artista 3d pode fazer a composição das imagens posteriormente.
  • Modifier Instances: Outra opção para manipular modificadores, nesse caso um que tenha algum tipo de ajuste em especial. Por exemplo, se você aplicou um modificador de modelagem e quer reproduzir esse mesmo modificador para vários objetos, pode usar esse script para isso.
  • Flipper Mechanism: Esse é o modificador citado no início do artigo, que cria e adiciona texturas automaticamente em vários planos, para criar o efeito de um painel com placas giratórias. Se você não lembra como funciona esse tipo de painel, visite o link indicado no início do artigo para visualizar um vídeo demonstrativo.
  • Animation Ranger: No último script, o animador tem uma opção para alterar de maneira simplificada os tempos de uma animação. Com a ferramenta é possível fazer ajustes no posicionamento de keyframes.

O melhor de tudo é que esses scripts estão disponíveis para download de maneira totalmente gratuita. Portanto, os usuários de 3ds Max que queiram usar algumas ferramentas adicionais para otimizar o seu trabalho.

Mas eu não uso 3ds Max! Tudo bem, aproveite as idéias apresentadas no artigo e tente elaborar um script para a sua ferramenta 3d. Esse é um ótimo incentivo para começar a estudar e aprender o funcionamento das linguagens de script, que podem literalmente salvar várias horas de trabalho em algumas atividades.