Clicky

Visualização AutoCAD: Como visualizar arquivos DWG sem o AutoCAD?

Dentre os tipos de mensagem que mais recebo por e-mail, uma sempre me chama a atenção que é a quantidade de pessoas, precisando visualizar arquivos de projetos criados no AutoCAD, no caso arquivos DWG, mas que não possuem o AutoCAD. Isso não é tão incomum assim, pois na maioria das vezes empresas ou profissionais liberais envolvidos na área da construção civil fazem seus projetos em softwares que salvam arquivos no formato DWG, ou usam o próprio AutoCAD. Claro que depois do projeto pronto, as pessoas querem uma cópia do arquivo para visualizar com a família.

Depois que eles descobrem que não é possível visualizar o arquivo com os softwares presentes no Windows, acabam procurando o AutoCAD, que é erroneamente indicado pelas pessoas que criaram o arquivo como sendo a ferramenta ideal para abrir o projeto.

Não é necessária uma ferramenta que custa mais de dois mil reais para visualizar um arquivo como esse. Eles não são santos, mas nesse caso disponibilizam uma ferramenta gratuita, que consegue visualizar e imprimir esse tipo de arquivo, sem a necessidade de instalar o AutoCAD.

Essa ferramenta se chama DWG TrueView, sendo de uso e cópia totalmente gratuitos. A única restrição na ferramenta é relacionada à edição dos desenhos e projetos, que só pode ser feita mesmo no AutoCAD.

Para fazer o download do software, visite esse endereço. Será necessário fazer um cadastro no web site da Autodesk para começar o download, mas assim você evita o uso de uma ferramenta muito mais cara e desnecessária para essa situação. Mesmo profissionais e empresas, que projetam usando o ArchiCAD e Microstation, acabam salvando e distribuindo arquivos para plotagem no formato DWG, pela sua grande aceitação.

Esse tipo de ferramenta é útil até mesmo para artistas 3d, que recebem muitos projetos nesse formato. A ferramenta que melhor se integra com arquivos DWG é o 3ds Max, mas se o artista 3d não usar o 3ds Max, pode se encontrar em apuros na hora de abrir e conferir as informações de um projeto, para trabalhar na visualização. Com essa ferramenta ele pode evitar esse tipo de problema, sem a necessidade de investir em uma ferramenta de CAD só para isso.

2017-04-11T10:33:57+00:00 By |CAD|11 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 Comentários

  1. Yorik 03/09/2008 em 11:26 am

    Note que o TrueView é bastante pesado (120Mb de download), e quando instalado pesa mais ainda. Na página da wikipedia sobre o formato dwg ( http://en.wikipedia.org/wiki/.dwg ) tem uma lista bem boa com outros visualizadores gratuitos de arquivos dwg…

  2. Assis Haubert 02/10/2008 em 2:24 pm

    Ao Yorikm

    O TrueView não é apenas um “visualizador”, ele permite muito mais do que isto.

    []’s

  3. Cíntia 10/02/2009 em 9:11 am

    Olá,

    Para utilizar o DWG TrueView 2009 são necessários comandos diferentes do AutoCAD?!

    Há algum manual ou dicas para utilizá-lo?

    Obrigada!

  4. Flávio Henrique Ribeiro 10/08/2009 em 5:49 pm

    Caro atendente
    Não estou conseguindo abrir os arquivos, abre uma janela informando ” MICROSOFT VISUAL C ++RUNTIME LIBRARY” este arquivo resolve ou tenho q reinstalar o ACAD.
    Obrigado!!!

  5. Júlio 19/01/2010 em 11:58 am

    Boa tarde senhores, solicito o software livre de visualização do auto cad.
    Desde já obrigado.

  6. Ronaldo Gonçalves 20/03/2010 em 9:58 am

    Preciso abrir os arquivos DWG PARA PDF.

    MUITO OBRIGADO

  7. Alberto Sobral Barreto 05/08/2010 em 4:03 am

    Preciso “Visualização AutoCAD: Como visualizar arquivos DWG sem o AutoCAD

  8. Jose Luiz 22/10/2010 em 1:35 pm

    Com este programa e possivel imprimir o arquivo em formao pdf?

  9. […] recomendo usar um dos diversos visualizadores de arquivos DWG disponíveis como o próprio DWG TrueView da Autodesk. As imagens abaixo mostram alguns dos modelos 3d que copiei do web site para avaliar a qualidade […]

  10. sandoval munhoz ribas 03/02/2012 em 1:51 pm

    sistema de visualizacao autocad

  11. Fernando 05/08/2013 em 4:43 pm

    Também da pra usar o illustrator (se vc tiver um, é claro 😛 )

Deixar Um Comentário