Ontem, um artigo aqui no Blog falou sobre o making of do Homem de ferro, apresentado pela equipe da ILM responsável pela animação e criação dos efeitos para o filme. No mesmo artigo, prometi publicar mais vídeos com material relacionados a essas palestras, em que equipes responsáveis por outras produções, mostram como trabalharam e criaram os efeitos para filmes. Os filmes desse artigo são o último Hulk e o Cloverfiled, que apesar de apresentaram vídeos mais curtos, são igualmente interessantes, principalmente o material sobre o Cloverfiled.

O primeiro vídeo é sobre o Hulk, que é o mais curto dos dois. Esse vídeo não mostra muita coisa, apenas no começo do material podemos conferir alguns testes de iluminação, para a transformação do Bruce Banner no Hulk. Depois que os testes passa, o palestrante mostra um pouco do bom humor, do pessoal responsável pelos efeitos especiais, com várias animações do Hulk em situações cômicas e inusitadas. Se você acha que viu tudo do filme, confira o vídeo. Será que o pessoal estava com tempo sobrando, para ficar brincando assim? Deve ter sido um apanhado de erros de animação ou script, como mostra o vídeo com os problemas na simulação do cabelo do personagem.

Bem, esse é o vídeo:

Agora, o segundo vídeo que mostra a produção do Cloverfield, que inclusive está saindo em DVD esse mês. Não sei a quantidade de extras que acompanham o DVD, mas o vídeo já dá uma amostra de como foi complicado trabalhar nos efeitos. Todo o filme é filmado com uma câmera amadora, portanto o enquadramento e foco são sempre tremidos e sem definição fixa, o que deixa a composição e efeitos especiais mais difíceis.

Uma cena em especial, que demorou 12 semanas para ficar pronta é o assunto principal do trecho mostrado no vídeo. Na animação, o monstro que é um dos personagens principais do filme é atacado por bombas e explosões, tudo isso no meio da cidade.

Eles mostram o trabalho de composição da destruição da cidade, assim como a simulação da explosão com partículas e efeitos de fogo.

Para quem gosta de animação, o material é novamente imperdível. Não sei o quanto disso estará nos DVDs, que estão saindo esse mês. Até o Homem de Ferro está saindo em DVD também, mas os extras normalmente não são direcionados para as pessoas interessadas em detalhes técnicos, portanto não espere ver o pessoal trabalhando nos softwares de animação.