Os projetos do Google Summer of Code 2008, que devem adicionar ferramentas e funcionalidades novas ao Blender, na sua maioria já foram encerrados. Agora precisamos apenas esperar que o código seja mesclado ao Blender 3D, para que na próxima versão estável, essas ferramentas sejam disponibilizadas para todos os artistas e usuários. Um desses projetos, sobre o qual ainda não falei muito aqui no Blog, é o que trata do editor para scripts em Python no Blender. O projeto tem como objetivo melhorar significativamente a edição e desenvolvimento de scripts, no ambiente do Blender.

Por enquanto, se você quiser fazer um teste com essa nova ferramenta, será necessário fazer o download de uma versão experimental do Blender no Graphicall.org, ou então compilar o seu próprio Blender. Para esse artigo, estou usando uma versão disponível no Graphicall.org, que pode ser encontrada nesse link.

Para começar a utilizar a ferramenta, precisamos abrir uma nova divisão na interface do Blender e escolher como tipo de janela a Text Editor.

Assim que a janela estiver selecionada, crie um novo arquivo de texto e acione o botão indicado na imagem abaixo.

Esse botão faz com que o próprio editor faça sugestões da sintaxe do Python, assim que você digita o código. O funcionamento é muito semelhante ao que acontece no editor de ActionScript do Flash, só que nesse caso você não precisa usar sufixos específicos como lá. Outra vantagem, as dicas são passadas para todos os comandos.

Para acionar a dica é só digitar o início de um comando e pressionar CTRL+ESPAÇO.

Com esse tipo de ferramenta, fica muito mais fácil e simples trabalhar com Python no Blender, todas as iniciativas que tive de ensinar a usar Python com o Blender esbarravam no conhecimento dos comandos, por parte dos alunos.

Isso não é tudo, junto com essa facilidade na digitação dos comandos, a parte de manutenção do código também foi melhorada. Agora existe uma opção para localizar e substituir códigos.

Quem sabe assim, você se anima a começar algum script em Python para melhorar ou personalizar alguma ferramenta do Blender.