Nas minhas aulas e sempre que falo sobre uma determinada ferramenta 3d em especial, comento com os alunos que a ferramenta 3d é apenas o facilitador de um trabalho. Hoje em dia, a maioria dessas ferramentas já possui qualidades e opções que praticamente permitem a qualquer pessoa realizar exatamente o mesmo tipo de animação, independente de qual seja o software. Ainda recebo e-mails que me questionam sobre a melhor ferramenta para animação, seria o Maya? 3ds Max? Softimage? Tudo depende do artista envolvido com a animação.

Sempre que preciso responder a esse tipo de pergunta, acabo retrucando com outro questionamento; qual ferramenta satisfaz as suas necessidades, como animador e modelador 3d? Posso dizer que a maioria das pessoas ainda não consegue responder essa pergunta com 100% de certeza.

Quer ver um exemplo, de como duas ferramentas 3d de empresas distintas, podem realizar exatamente o mesmo tipo de animação? O vídeo abaixo foi produzido por um animador 3d do Japão, que faz uma comparação entre um personagem sendo animado com o Maya da Autodesk na esquerda, na direita temos o LightWave da Newtek. Assim que você começar a assistir ao vídeo repare na quantidade de controles e nos ossos do personagem, em ambas as ferramentas.

Fica evidente no vídeo, que com o número certo de controles e configuração do personagem, a ferramenta pouco altera o resultado final. Ao assistir o vídeo renderizado, o espectador e até mesmo uma pessoa que trabalha com animação e modelagem 3d, não consegue diferenciar a ferramenta usada.

Uma coisa que fica evidente no vídeo, os controles necessários para animar o personagem no Maya são aparentemente menores. Com a tela mais limpa, o animador pode ajustar e trabalhar melhor nas poses do personagem virtual.

Qual conclusão é possível tirar de um vídeo como esse?

Simples, qualquer ferramenta 3d pode gerar trabalhos fantásticos, tudo depende do artista. Nesse caso, o LightWave pode apresentar alguns comandos e interações extras, que precisam ser aplicadas pelo artista para poder criar a animação, mas é tudo questão de costume.

A moral da história é que você deve escolher a ferramenta que melhor se adapta a sua maneira de trabalhar. Se alguém falar que o Maya ou 3ds Max são a melhor opção para tudo relacionado com 3d, minha sugestão é que você respeite a opinião das outras pessoas, mas faça a sua própria investigação. Você pode descobrir que em sua opinião, o Maya ou 3ds Max são péssimos e difíceis de trabalhar.