Clicky

AutoCAD 2009: Nova ferramenta de navegação em Viewports no AutoCAD

Na época em que ministrava aulas de desenho técnico com AutoCAD, lembro que além da dificuldade básica de qualquer iniciante na ferramenta, que era a integração com a área de desenho e a linha de comando, estava a manipulação e controle do zoom. O Zoom em ferramentas de CAD seja ele o AutoCAD, ArchiCAD ou Microstation é muito sensível e pode ser fundamental para melhorar a produtividade dos desenhistas. Como na maioria das vezes os desenhos e diagramas, exigem o detalhamento e trabalho em partes bem especificas do desenho, não é incomum um desenhista mudar constantemente o zoom da tela.

Com o tempo e um pouco de prática, as coisas ficam mais fáceis, mas ainda é possível melhorar a manipulação dos desenhos em CAD. Um ótimo exemplo disso é uma nova ferramenta que foi disponibilizada no Autodesk Labs, que pode ser usada no AutoCAD 2009 e 2008. O objetivo dessa ferramenta é adicionar dois botões na barra de ferramentas do AutoCAD, do tipo “próximo” e “anterior”.

Step 1: Autocad Model

Esse botão funciona da mesma maneira com que os botões existentes nos nossos navegadores Web.

O objetivo deles é fazer com que o desenhista possa a qualquer momento, retornar as visualizações anteriores que ele estava tendo do seu desenho, assim como avançar caso seja necessário. A opção Zoom Previous do AutoCAD até faz isso, mas não é possível trabalhar com tanta flexibilidade assim, por isso a nova ferramenta é tão útil.

Veja o que pode ser considerado para essa navegação:

  • Alterações no modo de exibição de um desenho 2D e 3D
  • Mudança de Layout
  • Qualquer alteração na Viewport como Zoom, Pan e outros
  • Mudanças com o Zoom all e extends

A instalação no AutoCAD 2009 é bem simples, segundo a própria orientação no web site da Autodesk, basta extrair o conteúdo do arquivo compactado, e executar um arquivo de configuração ARX.

Os usuários do AutoCAD 2008 precisam de um pouco mais de trabalho, pois a ferramenta se integra a interface Ribbon do AutoCAD 2009 apenas, portanto é necessário criar dois botões personalizados, para depois associar à ação dos mesmos a ferramenta de navegação.

2017-04-11T10:33:54+00:00 By |CAD|5 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Nelson 13/05/2009 em 9:02 pm

    Boas.. No autocad 2009 quando faço zoom sobre umas intersecções dumas linhas, a medida que vou aproximando as linhas começam a separar-se.. Sabe o porque?

  2. ROMEU 06/07/2009 em 11:33 am

    Gostaria de saber se tem alguma empresa que faz digitalização de plantas para o formato DWG AUTOCAD, versão 2004? No aguardo!

  3. Paulo Cesar 03/03/2010 em 7:31 pm

    Fiz a instalação do software “Pro-elétrica” e as barras de ferramentas do autocad, desapareceram. O que devo fazer para volar ao normal? Ah, o autocad é a versão 2009.

  4. Sah 10/05/2010 em 11:53 pm

    Comigo também acontece o mesmo problema!!! Alguem já descobriu porque??

  5. Sah 11/05/2010 em 12:33 pm

    Comigo também acontece o mesmo problema do zoom!!! Alguem já descobriu porque??

Deixar Um Comentário