A Autodesk finalmente disponibilizou em seu web site alguns tutoriais em vídeo, demonstrado alguns dos novos recursos da versão 2009 do Maya. Essa versão, assim como os recursos foram demonstrados em primeira mão na Siggraph 2008 e agora o material começa a ser disponibilizado para o público em geral. Os vídeos estão em ótima resolução e podem dar uma ótima idéia, sobre os novos recursos. Um dos que mais me impressionou foi a possibilidade de trabalhar camadas de animação, que deve facilitar em muito o desenvolvimento de projetos com animações complexas, em apenas uma cena única.

Para acessar os vídeos, você deve visitar esse link, que leva diretamente à página do Maya 2009, no web site da Autodesk.

Outro recurso que achei fantástico dessa nova versão é a possibilidade de criar conteúdo estereoscópico, diretamente do Maya, sem a necessidade de nenhum processamento externo. O que é conteúdo estereoscópico? Esse é um tipo de conteúdo produzido por um processo em que duas imagens do mesmo objeto ou cena, são registrados ao mesmo tempo, com ângulos ligeiramente diferentes. Tudo para poder atribuir a cena a ilusão de tridimensionalidade a imagem criada.

Caso você já tenha assistido a um filme ou animação com aqueles óculos especiais em que as lentes têm as cores vermelha e azul, então você já teve a sensação de assistir material produzido usando estereoscopia.

Depois de assistir o tutorial sobre o assunto, fica bem evidente a simplicidade do processo e como o efeito é atingido. Tudo é baseado em um tipo especial de câmera, própria para criar esse tipo de conteúdo. Ao criar a câmera, automaticamente duas outras câmeras são criadas nas laterais da câmera principal.

No total existem cinco vídeos disponíveis para download, com ótima resolução e demonstrando muito bem alguns dos recursos do Maya 2009. Essa é a lista dos vídeos e recursos apresentados nos tutoriais:

Esses vídeos são ótimos para mostrar a usuários experientes no Maya, as novidades da versão 2009 e para os que não conhecem, podem ter uma boa idéia de como a ferramenta funciona e alguns dos seus destaques, em termos de ferramentas para animação.