No próximo dia 23 de setembro, a Adobe vai fazer um grande evento para lançar uma atualização para a sua suíte de aplicativos, que provavelmente se chamará Adobe CS4. Dessa vez eles estão de inspirando na Apple, que sempre organiza esse tipo de evento para mostrar seus lançamentos e marcaram um evento, que inclusive será transmitido pela Web, usando vídeo em streaming. Se você for usuário de algum dos softwares da Adobe e quiser saber das novidades sobre o pacote CS4, recomendo que tente assistir a apresentação nesse dia.

Pelo que pude ler sobre as novidades do evento, podemos esperar atualizações em todas as ferramentas, desde as que trabalham com internet até edição de fotografias e vídeo. Portanto, essas são algumas das ferramentas que devem ser anunciadas no evento:

  • Adobe Photoshop CS4
  • Adobe Premiere CS4
  • Adobe After Effects CS4
  • Adobe Flash CS4
  • Adobe InDesign CS4
  • Adobe Illustrator CS4

O nome CS4 ainda não está confirmado, mas as especulações giram em torno desse termo.

Quer conhecer algumas das novidades do Photoshop CS4? Na última convenção chamada Photoshop World, que aconteceu em Las Vegas, alguns representantes da Adobe fizeram uma palestra em que demonstraram algumas, apenas algumas, das novidades que estão para aparecer no próximo Photoshop.

Para a felicidade de quem não pode ir até Las Vegas e participar da convenção, um dos participantes gravou essa parte da apresentação em vídeo e disponibilizou no se web site. O autor do vídeo se chama Terry White, ele tem um videocast regular sobre ferramentas da Adobe e dessa vez, investiu em mostrar essa parte da apresentação sobre o Photoshop CS4. Caso você queira fazer o download, visite esse link.

O arquivo tem aproximadamente 185 MB, com mais de 30 minutos de vídeo.

A primeira parte do vídeo mostra alguns recursos e serviços da Adobe para edição de fotografia digital, desde os amadores até os profissionais. A atualização para o Photoshop é abordada na segunda parte da palestra, em que inclusive o apresentador diz não saber ao certo se a próxima versão se chamará CS4. Bem, ele não deixou claro se não sabia ou se pediram para ele não falar.

No que diz respeito as novidades, foram poucas realmente. Mas, as que apareceram foram muito interessantes. Agora existe uma opção para compensar o escalonamento de fotografias, para manter a proporção de partes da imagem. O exemplo da imagem que é redimensionada, com as fotografias dos jogadores de golfe é fantástica e vai salvar algumas horas de trabalho de muitos profissionais que trabalham com fotografia.

A parte de edição 3D do Photoshop foi melhorada, com a possibilidade de pintar texturas diretamente nos modelos 3d. Sem mencionar a criação de conteúdo com estereoscopia, como o no Maya 2009.

Esse é um dos focos dessa atualização segundo o vídeo. De acordo com pesquisas realizadas pela Adobe, a maioria dos usuários dos produtos da Adobe quer melhorias na produtividade, para fazer as mesmas tarefas em menos tempo.

Faça o download para conhecer mais sobre esse lançamento. Se você quiser colocar nos seus favoritos o link para o ambiente em que será feito o anuncio do provável pacote CS4, visite esse endereço.