Tutorial de modelagem de uma cabeça com poucos polígonos

Já faz um bom tempo que não publico um artigo sobre modelagem 3d, usando subdivisão. Mas, depois de receber muitos pedidos por e-mail para esse tipo de modelagem mais específica, usando poucos polígonos, encontrei esse vídeo no Youtube, que mostra de maneira bem clara o processo completo de modelagem. Como tudo é criado com base em subdivisão, então praticamente qualquer ferramenta 3d pode reproduzir a técnica. A modelagem por subdivisão é uma das mais intuitivas e simples de usar, pois permite que um artista construa um modelo 3d com base na deformação e divisão de planos e arestas de um modelo 3d.

No tutorial em vídeo, o autor está usando o Maya para a modelagem, mas ele poderia estar usando qualquer ferramenta 3d como o Blender 3D ou mesmo o Wings.

No tutorial o autor usa uma variação da modelagem por subdivisão chamada de Edge Modeling, em o artista precisa criar o modelo 3d com base em sucessivas extrusões de arestas e não de uma primitiva geométrica. Repare que no vídeo, a maioria das partes da cabeça começa a ser modelada usando apenas um plano. O procedimento é selecionar as arestas que você precisa deformar e acionar o extrude, e depois que a nova geometria estiver criada ajustar o tamanho e comprimento do modelo.

Na modelagem por subdivisão “tradicional” o artista cria uma primitiva geométrica como um cubo ou esfera para depois, com vários cortes e extrudes é possível construir o modelo 3d.

Esse é um ótimo exemplo para exercício de modelagem, que pode ser executado em praticamente qualquer ferramenta 3d. Se você quiser tentar, recomendo os seguintes cuidados antes de começar:

  • Selecionar uma fotografia para usar como referência (no tutorial o artista usa um esboço)
  • Identifique as opções da sua ferramenta 3d que permitem editar e manipular arestas
  • Determine um número máximo de polígonos (faces) para o seu modelo 3d, para criar a cabeça com as mesmas limitações do artista

Repare no vídeo, que o artista fica consultando constantemente o número de polígonos do modelo 3d. Esse tipo de limitação é muito comum na área de modelagem para jogos, e serve como ótimo exercício de modelagem.

Por exemplo, determine um limite difícil de alcançar, como modelar uma cabeça como essa com apenas 400 ou 500 polígonos.

Com o vídeo, você já sabe como começar.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial de modelagem de uma cabeça com poucos polígonos”

  1. Muito legais esses videos q mostram modelagem por subdivisão!! Essa cabeça ficou muito boa!!
    Esses videos ajudam bastante a gente que está começando a mecher com 3D. Espero algum dia conseguir fazer coisas legais assim ;D (as minhas ficam sempre tortas e feias… =\ )

  2. O vídeo é bom mesmo, mas modelar uma cabeça humana não é exatamente um exercício para iniciantes. Talvez fosse melhor começar com um patinho de borracha ou algo do gênero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *