Já faz um bom tempo que não publico um artigo sobre modelagem 3d, usando subdivisão. Mas, depois de receber muitos pedidos por e-mail para esse tipo de modelagem mais específica, usando poucos polígonos, encontrei esse vídeo no Youtube, que mostra de maneira bem clara o processo completo de modelagem. Como tudo é criado com base em subdivisão, então praticamente qualquer ferramenta 3d pode reproduzir a técnica. A modelagem por subdivisão é uma das mais intuitivas e simples de usar, pois permite que um artista construa um modelo 3d com base na deformação e divisão de planos e arestas de um modelo 3d.

No tutorial em vídeo, o autor está usando o Maya para a modelagem, mas ele poderia estar usando qualquer ferramenta 3d como o Blender 3D ou mesmo o Wings.

No tutorial o autor usa uma variação da modelagem por subdivisão chamada de Edge Modeling, em o artista precisa criar o modelo 3d com base em sucessivas extrusões de arestas e não de uma primitiva geométrica. Repare que no vídeo, a maioria das partes da cabeça começa a ser modelada usando apenas um plano. O procedimento é selecionar as arestas que você precisa deformar e acionar o extrude, e depois que a nova geometria estiver criada ajustar o tamanho e comprimento do modelo.

Na modelagem por subdivisão “tradicional” o artista cria uma primitiva geométrica como um cubo ou esfera para depois, com vários cortes e extrudes é possível construir o modelo 3d.

Esse é um ótimo exemplo para exercício de modelagem, que pode ser executado em praticamente qualquer ferramenta 3d. Se você quiser tentar, recomendo os seguintes cuidados antes de começar:

  • Selecionar uma fotografia para usar como referência (no tutorial o artista usa um esboço)
  • Identifique as opções da sua ferramenta 3d que permitem editar e manipular arestas
  • Determine um número máximo de polígonos (faces) para o seu modelo 3d, para criar a cabeça com as mesmas limitações do artista

Repare no vídeo, que o artista fica consultando constantemente o número de polígonos do modelo 3d. Esse tipo de limitação é muito comum na área de modelagem para jogos, e serve como ótimo exercício de modelagem.

Por exemplo, determine um limite difícil de alcançar, como modelar uma cabeça como essa com apenas 400 ou 500 polígonos.

Com o vídeo, você já sabe como começar.