Clicky

Pesquisa mostra como são os salários para profissionais que usam AutoCAD

Quem está pretendendo trabalhar na área de computação gráfica tem muitas opções e caminhos para seguir, um deles é muito forte aqui no Brasil, a área de desenho técnico consiste em uma das que gera mais emprego. Isso é bem óbvio, quando analisamos a quantidade de demanda que o desenho técnico tem, em relação a produtos derivados de ferramentas como Blender 3D, Maya ou 3ds Max. Nesse ponto, praticamente qualquer empresa que trabalhe com projetos, precisa em algum nível de profissionais ou serviços especializados em desenho técnico. Sendo que nessa área, a presença do AutoCAD da Autodesk é muito forte.

Uma pesquisa muito interessante foi publicada na revista eletrônica da AUGI, que é o grupo de usuários internacional da Autodesk. A pesquisa fala sobre as faixas de salário, cargos e faixa estaria dos profissionais que trabalham com CAD, nos EUA. Sim, mesmo sendo uma pesquisa realizada pela sua maioria por profissionais do mercado americano, os dados podem passar uma boa idéia de quanto ganham esses profissionais.

AutoCAD® 2008

A revista pode ser consultada nesse link, ela está em formado eletrônico para consulta no próprio navegador. O material está em inglês, mas como os dados da pesquisa estão bem ilustrados com gráficos e diagramas, fica fácil de compreender as informações.

Essas são algumas conclusões que podemos tirar em relação ao mercado de CAD:

  • Os setores que mais empregam nessa área são os de arquitetura, construção e indústria
  • A média salarial no setor gira em torno de 55.000 dólares por ano
  • Quem mais emprega nessa área são grandes empresas, com pequenos departamento de CAD
  • Quanto mais experiência tem um profissional, melhor será a sua remuneração

Claro que isso não se aplica 100% ao mercado brasileiro, em que boa parte dos empregos é oferecida por pequenas ou médias empresas.

A revista ainda apresenta várias matérias interessantes para quem já trabalha nessa área.

  • Tutorial sobre a construção de escadas estruturais no AutoCAD
  • Como personalizar ações com o Action Recorder no AutoCAD 2009
  • A importância do gerente de projetos em CAD para uma empresa

Essas são apenas algumas das matérias disponíveis na revista. Como o conteúdo é gratuito, recomendo uma visita para ler e também copiar a revista, caso você queira.

2017-04-11T10:33:53+00:00 By |CAD|5 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Yorik 21/09/2008 em 10:56 am

    Os salários mínimos mostrados nesse artigo são os de desenhista e de arquiteto… Se pego os salários mais baixos nessas categorias, os que vem de “outros” paises, dá algo em torno de 34000 dolares por ano, o que dá 64000 reais, o que equivale a um salário de 5300 reais por mês… É bastante alto para o Brasil, me parece… Aqui em SP como arquiteto você ganha algo entre 2000 e 3000 em média, desenhista (cadista) menos, algo entre 1500 e 2500 acho. Bom, depende muito da empresa. Mas, 5300 reais da 2000 euro, que é mais ou menos o que um cadista ganha na europa… É, essa lista consegue dar uma boa idéia da situação mundial…. Olhe os salários da Austrália!

  2. anderson luis de carvalho 27/05/2009 em 3:27 pm

    gostaria de atuar na √°rea de autocad, quero saber se conpensa investir tempo e dinheiro nisto…

  3. bruno esteves assumpçao 25/05/2010 em 5:51 pm

    por favor

    estou ingresando agora no mercado de autocad
    tenho segundo grau completo e tenho curso tecnico de autocad e pretendo fazer faculdade de engenharia
    como faço para conceguir um emprego na
    sendo que nao tenho experiencia

  4. ANDRE LUIZ DA SILVA 15/02/2011 em 7:50 pm

    olá meu nome é André, tenho 30 anos e estou muito interessado em entrar nessa área, tenho autocad 2d ,gostaria de saber como posso ter um contato mais aprofundado espero resposta

  5. gsapar joao 13/09/2012 em 7:55 am

    devria estar mas concernente da daquilo qui qui falara sabes devido alguma divergencia

Deixar Um Comentário