Quem está pretendendo trabalhar na área de computação gráfica tem muitas opções e caminhos para seguir, um deles é muito forte aqui no Brasil, a área de desenho técnico consiste em uma das que gera mais emprego. Isso é bem óbvio, quando analisamos a quantidade de demanda que o desenho técnico tem, em relação a produtos derivados de ferramentas como Blender 3D, Maya ou 3ds Max. Nesse ponto, praticamente qualquer empresa que trabalhe com projetos, precisa em algum nível de profissionais ou serviços especializados em desenho técnico. Sendo que nessa área, a presença do AutoCAD da Autodesk é muito forte.

Uma pesquisa muito interessante foi publicada na revista eletrônica da AUGI, que é o grupo de usuários internacional da Autodesk. A pesquisa fala sobre as faixas de salário, cargos e faixa estaria dos profissionais que trabalham com CAD, nos EUA. Sim, mesmo sendo uma pesquisa realizada pela sua maioria por profissionais do mercado americano, os dados podem passar uma boa idéia de quanto ganham esses profissionais.

AutoCAD® 2008

A revista pode ser consultada nesse link, ela está em formado eletrônico para consulta no próprio navegador. O material está em inglês, mas como os dados da pesquisa estão bem ilustrados com gráficos e diagramas, fica fácil de compreender as informações.

Essas são algumas conclusões que podemos tirar em relação ao mercado de CAD:

  • Os setores que mais empregam nessa área são os de arquitetura, construção e indústria
  • A média salarial no setor gira em torno de 55.000 dólares por ano
  • Quem mais emprega nessa área são grandes empresas, com pequenos departamento de CAD
  • Quanto mais experiência tem um profissional, melhor será a sua remuneração

Claro que isso não se aplica 100% ao mercado brasileiro, em que boa parte dos empregos é oferecida por pequenas ou médias empresas.

A revista ainda apresenta várias matérias interessantes para quem já trabalha nessa área.

  • Tutorial sobre a construção de escadas estruturais no AutoCAD
  • Como personalizar ações com o Action Recorder no AutoCAD 2009
  • A importância do gerente de projetos em CAD para uma empresa

Essas são apenas algumas das matérias disponíveis na revista. Como o conteúdo é gratuito, recomendo uma visita para ler e também copiar a revista, caso você queira.