Um movimento de apoio e negação está acontecendo na indústria da computação gráfica, sendo capitaneado pela Autodesk. Cada vez mais, a empresa está retirando o suporte das suas ferramentas para o Mac OS X. Sim, os proprietários de computadores da Apple, que sempre tiveram ótimo suporte de empresas como Adobe, estão começando a ver cada vez menos ferramentas da Autodesk no OS X. Quem acompanha esse mercado, sabe que a tendência da Autodesk é trabalhar em parceria com a Microsoft, por isso é que provavelmente nunca veremos um 3ds Max sendo executado em outro sistema operacional.

Como empresa, eles não estão errados, mas do lado dos artistas e consumidores isso é péssimo, com poucas opões e uma visão cada vez mais monopolista dos meios de produção. O ideal mesmo é se preocupar apenas com a ferramenta e não precisar migrar de sistema, para trabalhar com todas as ferramentas que você sabe e quer usar.

O Blender 3D é assim, um software multi plataforma, que não restringe o ambiente criativo a apenas um sistema.

Felizmente o pensamento da Autodesk não é unânime e algumas empresas como a Pixologic, que desenvolve o Zbrush, prepara uma versão desse excelente software de esculturas digitais para o sistema da Apple.

A data para o lançamento é o dia 29 desse mês. Caso você queira saber mais sobre o lançamento e das eventuais vantagens dessa versão, visite esse endereço para saber mais sobre o ZBrush para Mac.
Sei que ainda são poucas as pessoas que usam o Mac OS X para produzir material em 3d aqui no Brasil, mas isso não quer dizer que você não tenha opções para trabalhar. Se você usa esse sistema, veja os softwares 3d que podem ser usados nesse sistema, junto com o ZBrush:

  • Autodesk Maya
  • Cinema 4D
  • LightWave 3D
  • Modo
  • Silo 3D

Essas são apenas alguns dos softwares proprietários, mas se formos considerar também os gratuitos, o Blender 3D é forte presença nessa lista.

Do ponto de vista empresarial, os estúdios que usam Macs para produzir 3d ainda são poucos, mas a Pixologic quer atingir os artistas que usam o Mac como plataforma, para produzir 2D, 3D e diagramar material. Nesse caso o 3D é apenas uma fase do trabalho e não o objetivo final.