Tutoriais sobre animação e efeitos com partículas em 3D

O uso de partículas em animação 3d é ao mesmo tempo uma ótima opção para garantir o realismo em uma cena com animação, mas pode ser um martírio para animadores sem experiência com esse tipo de simulação. Quem já usou partículas em animação, já deve ter percebido o quanto é complicado e trabalho conseguir um efeito realista, que mescle materiais e iluminação com o movimento das partículas. O processo é tão trabalhoso que as ferramentas especializadas, como o Particle Flow, ao oferecer uma interface facilitada para criar esse tipo de efeito, garante o sucesso da ferramenta entre artistas iniciantes e veteranos.

Caso você nunca tenha visto animações criadas com esse tipo de ferramenta, selecionei um ótimo vídeo no Vimeo, que mostra uma série de efeitos criados com o Particle Flow.


some cg visual effects from pixelpro on Vimeo.

O material foi totalmente produzido com o 3ds Max e com o Particle Flow para as partículas. Outras ferramentas foram usadas ao longo da animação, mas a grande maioria das animações foi elaborada com essas ferramentas.

Como é possível perceber pelo vídeo, a qualidade da animação criada pelas partículas é impressionante! O Real Flow, usado nas demonstrações é desenvolvido pela mesma empresa que criou o Maxwell Render, a espanhola NextLimit.

Mesmo facilitando a vida de muitos artistas 3d, qualquer artista 3d que desejar usar a ferramenta para ajudar nas suas animaçoes, precisará estudar e se adaptar a maneira com que o Real Flow funciona.
Assim como eles fazem com o Maxwell Render, o web site do software é recheado com vídeos e tutoriais que explicam a maneira com que a ferramenta funciona, para criar os mais diversos efeitos em animação. A melhor parte é que tudo pode ser copiado de maneira gratuita, tanto os tutoriais no formato PDF como os vídeos.

Para acessar os tutoriais, visite esse link.

Como a ferramenta é eclética, existem tutoriais que abordam a criação de partículas com o 3ds Max, Softimage e Cinema 4D. Se você tem interesse na dinâmica com que as partículas funcionam, alguns arquivos PDF até mostram alguns diagramas matemáticos, sobre a movimentação e reações das partículas.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutoriais sobre animação e efeitos com partículas em 3D”

  1. muito show para bem, pelo tuturial kara mas eu queria saber se vc pode ensinar bem passo a passo ,,,,,,,,,,,,, valeuuuuuu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *