A Autodesk fez o anúncio de uma atualização para o Maya na última Siggraph, que receberá o nome de Maya 2009. Até agora, apenas alguns vídeos que demonstravam as funcionalidades e novidades dessa versão, tinha sido disponibilizado no web site da Autodesk, mas agora é possível consultar de maneira gratuita a documentação completa dessa nova versão. O material está organizado como uma página na internet, em que você precisa estar online para fazer a consulta, mas mesmo assim, consiste em grande ajuda para as pessoas interessadas em aprender mais sobre as atualizações dessa versão.

Eu mesmo comprei e li um livro sobre o Maya 2008, faz pouco mais de quatro semanas. Com esse material de apoio, posso fazer as devidas comparações entre as versões e aprender um pouco mais sobre as novidades. O curso que eu iria ministrar sobre Maya, pelo visto não vai acontecer. Até agora não recebi a confirmação do pessoal responsável pela organização, mas valeu pelo investimento no livro e pela ótima oportunidade em me atualizar para a última versão do Maya.

3d viewer in Maya 2009

Para acessar a documentação atualizada, visite esse link no web site da Autodesk.

Quer ver como esse tipo de documentação é útil?

Podemos usar como exemplo dois dos recursos, que em minha opinião são destaques dessa atualização. O primeiro é a ferramenta chamada de camadas de animação e a criação de conteúdo estereoscópico.

Até agora, apenas alguns vídeos de demonstração haviam sido publicados, mas com essa documentação é possível aprender exatamente como esse tipo de ferramenta funciona. O texto é bem completo e explica exatamente como usar as camadas de renderização.

Claro que sendo uma documentação no melhor estilo “help”, o texto faz uso de tutoriais ou exercícios para explicar o funcionamento das ferramentas, mas já ajuda no entendimento. Por exemplo, uma parte específica do documento explica detalhes o funcionamento da animação por camadas e suas aplicações.

Na parte de renderiação com conteúdo estereoscópico, o material explica o funcionamento das câmeras com essa funcionalidades e até mesmo, explica o processo para fazer modificações nas câmeras, usando scripts em Python ou MEL.

Caso você use o Maya para trabalhar ou estudar, recomendo guardar esse link para consultas posteriores e até mesmo para se atualizar, enquanto você ainda não migra para o Maya 2009.