Adobe After Effects CS4

Já falei aqui sobre o Photoshop CS4 Extended e o Adobe Premiere CS4, mas hoje o foco é o Adobe After Effects CS4, para praticamente fechar a parte principal das ferramentas para edição de vídeo e composição do Adobe CS4. Os destaques dessa nova versão do After Effects seguem uma linha muito parecida com a do Premiere CS4, em que mais recursos de compatibilidade, produtividade e integração com ambientes na internet e celulares foram adicionados ou melhorados. Mas, o que faz o After Effects? Caso você nunca tenha usado o After Effects, ele tem como propósito fazer composição e animações com elementos estáticos e vídeos.

A ferramenta é o complemento perfeito para o uso com softwares como o Premiere. Muitos comerciais de TV, Videoclipes e outros vídeos em geral usam o After Effects para gerar efeitos e tornar vídeos em obras conhecidas como Motion design.

As novidades do Adobe After Effects CS4 podem ser encontradas aqui, nesse link que leva diretamente para a página da Adobe. Ao visitar o link, você encontra vários vídeos de demonstração, para vários dos novos recursos.

Essa é a lista com algumas das novidades dessa versão:

  • Possibilidade de pesquisar na timeline: Assim como no Premiere CS4, o After Effects agora permite que o artista faça buscas avançadas na timeline
  • Melhorias na edição de projetos em 3D: Até sua última versão o After Effetcs era uma ferramenta 2.5D, que não oferecia um ambiente 3d completo, mas pelo visto muita coisa foi melhorada nesse tipo manipulação em 3D. Para saber mais, acompanhe o vídeo que apresento no decorrer desse artigo.
  • Melhor integração com o Adobe Flash CS4: Com novas ferramentas para exportar projetos, agora é possível exportar uma timeline completa do After, para finalização para internet no Flash.
  • Novas opções para exportar material para dispositivos móveis: A criação de material para celulares cada vez é mais evidente, e sabendo disso a Adobe adicionou novas opções no After Effects CS4, para permitir que artista tenham a possibilidade de criar esse tipo de conteúdo.
  • Efeitos para estilizar vídeos: Novas opções para estilizar vídeos, como uma opção para deixar o vídeo no melhor estilo Cell Shading, conhecido por quem trabalha com softwares 3D. Isso é novo? Talvez o efeito não, mas o método que ele usa para chegar no efeito é novo, pois grande parte do trabalho é feita pela GPU e não o processador do computador. Agora a placa de vídeo é mais importante do que nunca.
  • Novo sistema pata Motion Tracking: Uma nova opção, muito mais poderosa para fazer tracking de elementos no vídeo foi adicionada. Segundo a descrição do web site, fica muito mais fácil localizar o movimento de elementos que entram e saem do vídeo.

Vamos aprender um pouco mais sobre essas novidades, claro que uma das que mais me chamou a atenção foi a melhoria na manipulação de projetos em 3D. O After Effects CS4 agora se integra com o Photoshop CS4 Extenede, para aproveitar as suas novas ferramentas 3D também.

O processo funciona assim, o artista importa um modelo 3d para o Photoshop, faz as devidas edições e ajustes com os Layers 3D. No final do processo é possível exportar um arquivo PSD para o After Effects, com todas as configurações do Photoshop. O processo de edição é extremamente simples!

Esse vídeo mostra o processo completo de edição para um modelo 3d, editado no Photoshop e adicionado em uma composição do After Effects CS4:

O vídeo foi produzido como amostra de um curso virtual, no web site Lynda.com.

Outro vídeo produzido por eles (Lynda.com), mostra como é possível usar os efeitos para estilizar vídeos:

Como você pode perceber, as melhorias para quem trabalha com material 3d foram significativas. Espero poder trabalhar com o After Effects CS4 o mais rápido possível, para conferir essas novidades “ao vivo”.

Já faz um tempo que ministrei aulas sobre o After Effects pela última vez, mas mesmo assim gosto de me atualizar sobre as novas ferramentas, esses vídeos e tutoriais podem parecer simples, mas ajudam no entendimento prévio de algumas ferramentas e funções. Assim, quando for necessário usar mesmo a ferramenta você não precisa sair da estaca zero.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 comentários sobre “Adobe After Effects CS4”

  1. por favor me digam como abrir um video para colocar efeitos eu sou principiantíssimo e não sei nada acho muito legal colocar efeitos em videos e quero me dedicar muito nisso.por favor da uma força aí abração agradeço

  2. Olá, tentei baixar esse programa pelo Baixaki, mas não consegui, meu pc só ficou pesado e não rodou todo o programa.
    Também tive que preencher uma ficha no Adobe, isso é normal?

    Abraços

  3. Ola pessoal, trabalho com edição de video no adobe premiere pro cs3, quero trabalhar com o After Effects. Onde consigo o programa de instalação do after e alguem conhece algum curso em cd em video aula para me indicar.
    um abç

  4. o que este site tem haver com a pergunta que eu fiz “desinstalar After Effects CS4”????????????????????

  5. gostaria de saber como posso editar um video ou fazer alguma vinheta no after cs4 ouvindo o som da propria vinheta ou nao tem como fazer isso abraço ainda nao sei editar no after mas quero muito aprender agraço se vc poder me ajudar sei editar no pro 2.0mas o after e bem avançado e queria fazer vinhetas nele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *