Clicky

Tutoriais e trabalhos científicos sobre Blender 3D e YafRay

Que tal aprender um pouco mais sobre o Blender 3D e o YafRay, lendo trabalhos científicos e tutoriais preparados por um pesquisador da área de informática? Isso é possível, graças aos esforços de um professor espanhol chamado Carlos González Morcillo, que é doutor em informática. Ele é professor da Universidade de Castilla, e dedica boa parte dos seus estudos ao uso de ferramentas livres na computação gráfica. Claro que um dos focos do seus estudos é o Blender 3D. Para ajudar seus alunos e divulgar o Blender, ele publicou em seu web site uma série de tutoriais e documentos sobre o uso do Blender, para modelagem e animação.

Só existe um pequeno problema, o material está em espanhol e inglês, sendo que a maioria está em espanhol.

Os destaques da página são dois grande manuais sobre o uso do Blender e YafRay, assim como um documento generalista sobre o uso de ferramentas livres para computação gráfica.

Para os usuários que estão aprendendo a usar o Blender 3d, recomendo muito o download do manual do professor Morcillo. Mesmo sendo datado de 2006, muitas das técnicas que ele apresenta no material ainda podem ser aproveitadas hoje.

O material aborda o uso do Blender 3D, falando sobre suas funções básicas e da interface. Depois que a interface for explicada e compreendida, o material propõe a criação de alguns objetos, como forma de exercitar suas habilidades com modelagem 3d. Os objetos utilizados são bem distintos, e oferecem conhecimentos na área de design de produto e modelagem de personagem. O primeiro tutorial mostra o processo de modelagem de um ferro de passar roupas, e depois é apresentada a técnica de modelagem para personagens.

Para complementar o material ainda explica o processo de renderização usando o YafRay, para usar iluminação global e raytracing na geração das imagens.

Só por esse material que tem aproximadamente 45 páginas e disponibiliza também, os arquivos fonte para download, já valeria a visita ao web site do professor.

Mas ainda tem mais, como uma série de trabalhos científicos que abordam o uso de ferramentas livres para computação gráfica. Um dos que achei mais interessante é relacionado com o uso de renderização em rede com o Blender 3D.

2017-04-11T10:33:51+00:00 By |Blender 3D|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Henrique Zorzan 25/09/2008 em 1:59 pm

    Excelente artigo Allan, sou sincero, já conhecia o material mas nunca parei para dar uma olhada 🙂 Fiquei sabendo mais do que se trata lendo teu texto do que lendo o material… 😉

    Abraços

  2. José Fernando Reinicke 25/09/2008 em 2:26 pm

    Olá Allan

    Como não poderia deixar de ser,… mais um excelente artigo indicando um material de ótima qualidade, não só aos usuários iniciantes mas, à todos interessados no estudo do Blender, que pelo visto é o foco principal.

    Eu já baixei os dois “manuais” e quando puder vou dar uma estudada mais a fundo…

    Um grande abraço a você…
    Muita sorte e sucesso!!

    Reinicke

  3. Valdimar 02/07/2009 em 7:59 pm

    Nas horas “vagas” preencho o tempo com o blender, ainda tenho dificuldade com iluminação. Mas esse artigo me abril ainda mais a idéia, valeu Allan.

  4. alex 19/07/2009 em 4:45 pm

    uma vez eu vi em um site uma janela do yafa ray integrada
    no blender como posso fazer isso?

Deixar Um Comentário