Que tal aprender um pouco mais sobre o Blender 3D e o YafRay, lendo trabalhos científicos e tutoriais preparados por um pesquisador da área de informática? Isso é possível, graças aos esforços de um professor espanhol chamado Carlos González Morcillo, que é doutor em informática. Ele é professor da Universidade de Castilla, e dedica boa parte dos seus estudos ao uso de ferramentas livres na computação gráfica. Claro que um dos focos do seus estudos é o Blender 3D. Para ajudar seus alunos e divulgar o Blender, ele publicou em seu web site uma série de tutoriais e documentos sobre o uso do Blender, para modelagem e animação.

Só existe um pequeno problema, o material está em espanhol e inglês, sendo que a maioria está em espanhol.

Os destaques da página são dois grande manuais sobre o uso do Blender e YafRay, assim como um documento generalista sobre o uso de ferramentas livres para computação gráfica.

Para os usuários que estão aprendendo a usar o Blender 3d, recomendo muito o download do manual do professor Morcillo. Mesmo sendo datado de 2006, muitas das técnicas que ele apresenta no material ainda podem ser aproveitadas hoje.

O material aborda o uso do Blender 3D, falando sobre suas funções básicas e da interface. Depois que a interface for explicada e compreendida, o material propõe a criação de alguns objetos, como forma de exercitar suas habilidades com modelagem 3d. Os objetos utilizados são bem distintos, e oferecem conhecimentos na área de design de produto e modelagem de personagem. O primeiro tutorial mostra o processo de modelagem de um ferro de passar roupas, e depois é apresentada a técnica de modelagem para personagens.

Para complementar o material ainda explica o processo de renderização usando o YafRay, para usar iluminação global e raytracing na geração das imagens.

Só por esse material que tem aproximadamente 45 páginas e disponibiliza também, os arquivos fonte para download, já valeria a visita ao web site do professor.

Mas ainda tem mais, como uma série de trabalhos científicos que abordam o uso de ferramentas livres para computação gráfica. Um dos que achei mais interessante é relacionado com o uso de renderização em rede com o Blender 3D.