O processo de modelagem pode apresentar várias particularidades, dependendo do objeto escolhido para a modelagem. Um artista 3d pode diversas áreas para dedicar seus estudos e aprimorar os seus conhecimentos, como modelagem de personagens, arquitetura, design de produtos e mecânica. A modelagem mecânica tem alguns elementos e objetos que apresentam pequenos desafios para o artista, assim como o tutorial sobre escadas helicoidais que mostrei hoje no próximo domingo aqui no blog, representa um desafio para a modelagem de projetos arquitetônicos.

Um desses objetos é o pneu! Sim, por mais simples que possa parecer a sua forma e topologia, com superfícies totalmente curvas, pode fazer com que um artista sem experiência, literalmente não saiba por onde começar a modelagem. Para ajudar no processo, veja esse ótimo tutorial realizado no Blender 3D, que mostra o processo de modelagem completo para um pneu.

O tutorial faz parte de uma série completa de vídeos que mostra a criação de um avião B-58. Esse vídeo é apenas a parte do pneu do avião.

Bem, assista ao vídeo para aprender o processo completo:


Modelling tyre with using Warp command in Blender from Marek Rys on Vimeo.

O tutorial não apresenta nenhuma narração em áudio, mas o artista fez a bondade de usar uma ferramenta que mostra as teclas de atalho no canto inferior esquerdo direito da tela.

A principal ferramenta usada no tutorial se chama Warp, que dobra modelos 3d ao redor de um determinado ponto. Essa ferramenta funciona de maneira muito semelhante ao modificador Bend do 3ds Max, que também tem como objetivo dobrar modelos 3d em volta de um ponto.

Como o tutorial não oferece nenhuma introdução ao Blender, ele é recomendado para artista que já tenha algum conhecimento mínimo da ferramenta. Mas, como a técnica é comum a vários softwares 3d, qualquer pessoa interessada pode usar os passos realizados pelo artista e criar um pneu no software 3d que você usa para trabalhar.

Uma coisa que você deve tomar cuidado ao modelar esse tipo de objeto, em especial com a ferramenta Warp, o centro dos objetos é muito importante e no Blender 3D a localização do cursor 3d também. Repare no vídeo que o artista manipula e ajusta a posição desses dois elementos várias vezes.

Esse é um ótimo exercício de modelagem intermediária, pois o modelo 3d é composto por várias partes e apresenta uma topologia com nível mediado de complexidade.