Como modelar um pneu no Blender 3D?

O processo de modelagem pode apresentar várias particularidades, dependendo do objeto escolhido para a modelagem. Um artista 3d pode diversas áreas para dedicar seus estudos e aprimorar os seus conhecimentos, como modelagem de personagens, arquitetura, design de produtos e mecânica. A modelagem mecânica tem alguns elementos e objetos que apresentam pequenos desafios para o artista, assim como o tutorial sobre escadas helicoidais que mostrei hoje no próximo domingo aqui no blog, representa um desafio para a modelagem de projetos arquitetônicos.

Um desses objetos é o pneu! Sim, por mais simples que possa parecer a sua forma e topologia, com superfícies totalmente curvas, pode fazer com que um artista sem experiência, literalmente não saiba por onde começar a modelagem. Para ajudar no processo, veja esse ótimo tutorial realizado no Blender 3D, que mostra o processo de modelagem completo para um pneu.

O tutorial faz parte de uma série completa de vídeos que mostra a criação de um avião B-58. Esse vídeo é apenas a parte do pneu do avião.

Bem, assista ao vídeo para aprender o processo completo:


Modelling tyre with using Warp command in Blender from Marek Rys on Vimeo.

O tutorial não apresenta nenhuma narração em áudio, mas o artista fez a bondade de usar uma ferramenta que mostra as teclas de atalho no canto inferior esquerdo direito da tela.

A principal ferramenta usada no tutorial se chama Warp, que dobra modelos 3d ao redor de um determinado ponto. Essa ferramenta funciona de maneira muito semelhante ao modificador Bend do 3ds Max, que também tem como objetivo dobrar modelos 3d em volta de um ponto.

Como o tutorial não oferece nenhuma introdução ao Blender, ele é recomendado para artista que já tenha algum conhecimento mínimo da ferramenta. Mas, como a técnica é comum a vários softwares 3d, qualquer pessoa interessada pode usar os passos realizados pelo artista e criar um pneu no software 3d que você usa para trabalhar.

Uma coisa que você deve tomar cuidado ao modelar esse tipo de objeto, em especial com a ferramenta Warp, o centro dos objetos é muito importante e no Blender 3D a localização do cursor 3d também. Repare no vídeo que o artista manipula e ajusta a posição desses dois elementos várias vezes.

Esse é um ótimo exercício de modelagem intermediária, pois o modelo 3d é composto por várias partes e apresenta uma topologia com nível mediado de complexidade.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Como modelar um pneu no Blender 3D?”

  1. Ótimo, é realmente uma maneira interessante de se fazer isso.

    O Blender nunca teve várias maneiras boas de se fazer a mesma coisa, eu vejo às vezes usuários de programas comerciais discutindo sobre isso, e que em vários programas existem muitas maneiras diferentes de se fazer a mesma coisa, mas que no fim das contas o trabalho era o mesmo, a diferença de tempo muitas vezes era insignificante entre uma maneira e outra.

    No Blender quase nunca é assim, você tem que pensar bem antes de começar a fazer algo pois dependendo do caso você pode perder muito tempo e ter um trabalho muito maior para obter o mesmo resultado.

    Mas parece que agora isso já está se amenizando, pelo menos agora com esses modificadores novos que prometeram(baseados nos do 3ds Max(bend, tapper, etc.)) a coisa já vai ficar melhor.

    O vídeo mostra uma alternativa boa e útil, mas de qualquer jeito se você começou a fazer algo e depois de um tempo víu que não era bem daquele jeito que seria o ideal de se fazer, no Blender não há muita alternativa, tem que começar novamente ou então ir até o fim do jeito que está fazendo, mas nos programas comerciais mais tradicionais, como o Maya, sempre dá-se um jeito. Existem uns vídeos cabulosos que mostram o usuário utilizando inúmeros métodos de modelagem para fazer um único objeto.

    De qualquer maneira, não é nada que algum tempo de experiência não possa contornar… Este exemplo é bom, mas para ser aplicado em outro tipo de modelagem talvez, pois conheço maneiras muito mais fáceis e rápidas para se fazer apenas um pneu.

    Obrigado

    OBS: Eu podia jurar que as teclas são mostradas no canto inferior ‘direito’ da tela 😀 hehehe

  2. Vich… que volta danada… eu faria esse pneu diferente, modelaria de cara a tira e mandaria envolver uma curva circle como um tutorial de uma corrente que vi uma vez. Cada um pensa de um jeito mesmo.

  3. “assim como o tutorial sobre escadas helicoidais que mostrei hoje aqui no blog”

    Allan não encontrei aqui nada sobre isso…

  4. Oi Oyphis,

    Acabei não tendo tempo de terminar o artigo para aquele dia. Mas publiquei ele hoje!

    Já tirei a referência do texto. Obrigado pelo aviso. 🙂

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *