Tutorial sobre o Hotbox do Maya: Como usar para melhorar à produtividade?

Cada software 3d apresenta suas particularidades e características próprias, para proporcionar uma melhor experiência para seus usuários. Por exemplo, no Blender 3D um dos maiores destaques é a interface leve e o foco em atalhos de teclado, que aceleram muito a produção de animações e modelos 3d. No Maya, temos algumas características bem interessantes, que inclusive foram “adaptadas” para outras ferramentas. Posso citar dois itens, que são o Shelf e o Hotbox. O primeiro é formado por aqueles ícones na parte superior da interface, que permite ao artista 3d acessar de maneira rápida várias funções e opções do Maya de maneira rápida.

Já o Hotbox é aquele menu de opções que aparece na janela de visualização, proporcionando para o usuário várias opções de edição ou criação de objetos.

Esse era um dos primeiros itens que eu iria abordar no curso de Maya que estava preparando, pois é fundamental para o aprendizado e domínio da ferramenta. Então, se você pretende aprender como o Maya funciona, recomendo dedicar alguns minutos para assistir ao vídeo que encontrei, mostrando várias características do Hotbox.

O material está narrado em inglês, mas é de fácil compreensão, mesmo com o áudio apresentando uma qualidade mediana.

Entendeu o que é o Hotbox? É aquela série de opções que aparecem ao redor de um objeto. Com ele é possível acessar de maneira rápida, vários menus. O 3ds Max tem uma opção parecida com o Quad Menu, mas o Hotbox do Maya é mais completo.

Como fazer para acionar ele? Caso você não tenha conseguido entender o funcionamento da ferramenta no vídeo, ele funciona assim; ao pressionar por alguns instantes a barra de espaço do teclado, o Hotbox completo aparece, oferecendo atalhos para várias opções de criação.

Quando um objeto está selecionado, podemos pressionar o botão direito do mouse sobre ele para que o Hotbox específico de edição para ele apareça. Assim é possível acionar modos de seleção para arestas, vértices, mover, girar e vários outros.

Se você quiser testar essas e outras funções do Maya, você pode sempre usar o Maya 8.5 PLE, que é gratuito e pode ser usado para fins educacionais. Ainda não existe previsão para o lançamento do Maya 2009 PLE, mas assim que ele for lançado eu aviso aqui.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *