Assim como na modelagem de personagens, um dos itens mais complexos de criar são as orelhas e detalhes e detalhes como dedos dos pés e mãos, a modelagem de projetos arquitetônicos também apresenta alguns objetos, que são o “terror” dos modeladores iniciantes. Entre esses itens, podemos citar as aberturas com esquadrias complexas e as escadas helicoidais. Esse tipo de escada é difícil de desenhar até mesmo em projetos 2d, e nos ambientes 3d eles envolvem geralmente o uso de várias ferramentas e transformações, para a sua criação.

Para projetos que envolvem a criação de escadas helicoidais, alguns softwares como ArchiCAD ou AutoCAD voltado à arquitetura, apresentam ferramentas próprias para criar esse tipo de modelo, mas nos softwares destinados à visualização como o Blender 3D, SketchUp ou 3ds Max, esse modelo precisa ser criado manualmente na maioria das vezes.

Caso você seja usuário do SketchUp e precise criar esse tipo de modelo, existem dois vídeos bem completos sobre modelagem de escadas disponíveis no Youtube, que mostram muito bem o processo completo de modelagem. Para quem nunca modelou esse tipo de objeto, vai perceber pelos vídeos que na modelagem de projeto arquitetônicos, o mais importante é a organização e posicionamento dos elementos e não a topologia. Repare nos vídeos que as ferramentas de divisão e cópia do SketchUp literalmente salvam muito do tempo gasto para a modelagem.

O primeiro vídeo é esse, ele não aborda a modelagem de escadas helicoidais, mas apresenta as ferramentas e técnicas necessárias para criar esse tipo de escada no segundo vídeo.

Se você já for usuário do SketchUp, não deve ter dificuldades em reproduzir a técnica, mesmo com o vídeo sendo narrado em inglês. As ferramentas que eu apresentador usa são as comuns do SketchUp:

  • Push Pull
  • Follow Me
  • Copiar

Um aspecto importante dos tutoriais é à entrada de dados pela caixa de informações, que fica no canto inferior direito da interface. Por exemplo, quando o apresentador precisa modelar alguma coisa com precisão, ele simplesmente digita o valor no teclado e pressiona ENTER, para que o objeto seja criado com aquele tamanho. Isso serve para fazer copias múltiplas também, para isso é só digitar “10x” durante a cópia para que o SketchUp faça dez cópias de um objeto. A mesma coisa pode ser usada para preencher o espaço entre dois objetos, com o comando “10/”, por exemplo.

Agora o tutorial que mostra o processo de modelagem para a escada helicoidal.

Pronto! Agora você já sabe como criar esse modelo de escada. Claro que existem outros métodos para modelar esse tipo de objeto, mas com esse exemplo você já pode começar a tentar criar elementos mais avançados no SketchUp. Só tente criar uma escada que seja transitável por pessoas, pois com aquela altura em relação ao forro, qualquer pessoa que tente passar pela escada, vai bater a cabeça.

Não entendeu? Assista ao segundo vídeo novamente!