Quando o assunto é modelagem 3d, nem sempre a solução mais simples é a melhor. Eu disse que nem sempre é, pois como mostram os tutoriais muito bem elaborados de um artista chamado Andrei Ichim, às vezes a solução mais simples se aplica de maneira muito eficiente em modelos 3d. O artista mantém um ótimo web site, com seu portfólio de modelagem 3d muito bem elaborado e completo e para as pessoas que quiserem tentar aprender um pouco mais, sobre o processo de criação desses objetos, ele disponibiliza vários vídeos, com tutoriais de modelagem no 3ds Max.

Os vídeos podem ser de grande utilidade para qualquer pessoa interessada em trabalhar com modelagem 3d para jogos, pois a técnica usada na modelagem lembra em muito a otimização que é necessária, nesse tipo de modelo para economizar no número de polígonos.

Para assistir aos tutoriais e visualizar o portfólio de modelagem do artista, visite o link indicado. No total são 17 tutoriais em vídeo, muito bem detalhados.

Os vídeos estão com a velocidade levemente acelerada, para permitir que os arquivos dos tutoriais fiquem mais otimizados para a internet, mas é perfeitamente possível reproduzir os modelos 3d no 3ds Max ou qualquer outra ferramenta, que trabalhem com modelagem com subdivisão. Por exemplo, se você for usuário do Maya ou Blender 3D, pode tentar criar os mesmos modelos 3d sem maiores problemas.

O trabalho de modelagem realizado para jogos é muito interessante, pela atenção constante que os artistas precisam ficar de olho no modelo 3d e na contagem de polígonos. Esse é um dos exercícios mais interessantes e válidos, para aulas sobre modelagem 3d. Você passa um modelo 3d e pede para que os alunos reproduzam o modelo sem nenhum tipo de restrição. Depois que todos eles terminam o exercício, solicito o mesmo objeto, mas com um número restrito de polígonos.

O resultado? A primeira sensação é de confiança, que depois é substituída por uma grave preocupação e decepção por perceber que não é tão fácil assim. Esse tipo de desafio é que molda artistas mais preparados para o mercado de trabalho.

Quem nunca trabalhou com modelagem para jogos, podem aprender muito sobre o processo nos vídeos.