A integração entre os ambientes 3d e a internet, nunca foi tarefa fácil para os artistas 3d que recebiam como tarefa a criação de web sites baseados em 3d. A melhor solução sempre foi um web site híbrido, que usava o Adobe Flash como base para apresentar imagens renderizadas em seqüência, para simular a apresentação de um vídeo. Com o advento do vídeo em Flash, muita coisa melhorou, mas mesmo assim ainda é necessária uma conexão de internet razoável, para que o acesso ao web site seja feito em velocidade razoável.

Ainda hoje recebo muitos e-mails, aqui pelo formulário de contato, de artistas que precisam criar algum tipo de projeto ou trabalho, que faça a integração de material criado em softwares como o Blender 3D, 3ds Max ou Maya com o Flash.

A boa notícia para esses artistas é que o recém lançado Flash CS4, apresenta varias melhorias e ferramentas que começam a permitir o uso nativo de opções 3D.

82n6145.tmp

Assim como já mostrei aqui no Blog na última semana, os softwares da Adobe começam a mostrar cada vez mais uma tendência natural a adotar ferramentas e opções voltadas a ambientes 3d. Um dos exemplos mais notórios disso é o Adobe Photoshop CS4 Extended.

Bem, para demonstrar algumas dessas novidades e ferramentas do Flash CS4, encontrei um vídeo de demonstração criado pela equipe do Lynda.com, que mostra as opções para editar vetores em 3D.

Como você pode perceber no vídeo, agora temos eixos de edição para Movieclips que premitem manipular os objetos nos eixos X, Y e Z. Acho que com isso, podemos começar a chamar o Flash CS4 de uma ferramenta 2.5D, assim como o After Effects.

Outra opção que vai fazer a alegria de quem trabalha com animação de personagens é a opção de adicionar bones, em objetos. Isso mesmo! Agora existe uma opção muito semelhante ao que existe em softwares 3d, para deformar modelos 3d e criar animação.

Já tinha falado sobre essa ferramenta aqui no Blog também, mas não havia nenhuma confirmação até o lançamento da versão CS4 que ela seria realmente disponibilizada.

Quer ver como funciona? Esse vídeo demonstra muito bem o funcionamento dessa nova ferramenta:

Ainda tem mais, para que você tenha uma idéia da sofisticação do sistema, ele aceita até mesmo cinemática inversa. Se você trabalha com animação de personagens ou charges, essas novas opções devem facilitar em muito os eu trabalho.

Caso você queira saber mais sobre o Adobe Flash CS4, visite esse endereço no web site da própria Adobe para conhecer mais sobre as novas ferramentas, com vídeos de demonstração produzidos pela própria Adobe.

Em minha opinião, essa é uma atualização fantástica para todos que trabalham com animação, muito diferente do Flash CS3, em que um dos maiores destaques era a programação em ActionScript.