Manipulando vértices e arestas no Maya

Uma das dificuldades em aprender o funcionamento das ferramentas 3d, é que existem várias maneiras de realizar a mesma operação em um software. Por exemplo, o processo de edição necessário para adicionar ou excluir uma face de qualquer objeto, pode variar muito, dependendo do artista. Para que você não fique perdido entre tantas soluções para o mesmo problema, a minha recomendação para a maioria dos meus alunos é; analise as opções que você conhece, e escolha a que melhor se encaixar na sua maneira de trabalhar.

Encontrei um vídeo que aborda a manipulação de faces, arestas e vértices do Maya e que se encaixa perfeitamente nesse problema. Ele apresenta um método para fechar buracos em modelos, que poderia ser realizado com várias ferramentas e funções adicionar do próprio Maya. Mas, como o próprio autor do vídeo comenta, o valor do vídeo está na utilização de várias ferramentas do software, para realizar uma tarefa simples. Mesmo que você não use a técnica apresentada, o material apresentado no vídeo mostra o funcionamento do Snap do Maya e também do Merge para vértices.

Para quem está aprendendo o Maya, o vídeo é excelente como introdução à modelagem por subdivisão.


Tool Tip – How to fill a hole from JohnSka7 on Vimeo.

O vídeo aborda o seguinte problema, você tem um modelo 3d no Maya com uma face faltando. O que fazer para preencher o espaço dessa face?

Uma das opções é usar o Fill Holes do Maya, mas ele não é perfeito e acabe gerando uma composição de faces sem arestas definidas. Isso pode ser resolvido com a seleção das arestas envolvidas na criação da face, ou com a ferramenta Split. Mas, o autor do vídeo segue outra solução.

Ele seleciona apenas uma aresta do objeto e realiza um extrude. Depois que o extrude está pronto, ele aciona a seleção de vértices com a tecla F9 e depois o Snap do Maya (tecla V), ele move o vértice para que ele tenha a mesma posição dos vértices no lado oposto do modelo.

Depois que os vértices estiverem posicionados, basta selecionar os vértices com uma seleção em forma de janela e acionar o Merge. No Merge, você deve apenas tomar cuidado para que o valor na caixa de diálogo não seja igual a zero.

Pronto! Agora você já aprendeu um pouco mais sobre o Maya. Sei que existem outras maneiras de fazer isso, mas o vídeo tem muito valor educacional, por abordar algumas opções básicas, mas necessárias no Maya para edições e trabalhos mais avançados.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Manipulando vértices e arestas no Maya”

  1. ola gostaria de saber porque quando quero selecionar um vertice ele automatico interfere nos que tão envolta sdleciona junto . Tem como mudar isso alguma opção para mudar para que possa mexer em um vertice só. Obrigado por enquanto

  2. Também estou com este mesmo problema das vertices serem conjugadas no ato de movelas e/ou amplialas/reduzi-las.

  3. por favor minhas vertex estao sendo selecionadas em conjunto, como desabilitar?????????????
    obrigada

  4. danielle vc vai nas opções de ferramenta e vai em simetry settings ai tu coloca off

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *