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Manipulando vértices e arestas no Maya

Uma das dificuldades em aprender o funcionamento das ferramentas 3d, é que existem várias maneiras de realizar a mesma operação em um software. Por exemplo, o processo de edição necessário para adicionar ou excluir uma face de qualquer objeto, pode variar muito, dependendo do artista. Para que você não fique perdido entre tantas soluções para o mesmo problema, a minha recomendação para a maioria dos meus alunos é; analise as opções que você conhece, e escolha a que melhor se encaixar na sua maneira de trabalhar.

Encontrei um vídeo que aborda a manipulação de faces, arestas e vértices do Maya e que se encaixa perfeitamente nesse problema. Ele apresenta um método para fechar buracos em modelos, que poderia ser realizado com várias ferramentas e funções adicionar do próprio Maya. Mas, como o próprio autor do vídeo comenta, o valor do vídeo está na utilização de várias ferramentas do software, para realizar uma tarefa simples. Mesmo que você não use a técnica apresentada, o material apresentado no vídeo mostra o funcionamento do Snap do Maya e também do Merge para vértices.

Para quem está aprendendo o Maya, o vídeo é excelente como introdução à modelagem por subdivisão.


Tool Tip – How to fill a hole from JohnSka7 on Vimeo.

O vídeo aborda o seguinte problema, você tem um modelo 3d no Maya com uma face faltando. O que fazer para preencher o espaço dessa face?

Uma das opções é usar o Fill Holes do Maya, mas ele não é perfeito e acabe gerando uma composição de faces sem arestas definidas. Isso pode ser resolvido com a seleção das arestas envolvidas na criação da face, ou com a ferramenta Split. Mas, o autor do vídeo segue outra solução.

Ele seleciona apenas uma aresta do objeto e realiza um extrude. Depois que o extrude está pronto, ele aciona a seleção de vértices com a tecla F9 e depois o Snap do Maya (tecla V), ele move o vértice para que ele tenha a mesma posição dos vértices no lado oposto do modelo.

Depois que os vértices estiverem posicionados, basta selecionar os vértices com uma seleção em forma de janela e acionar o Merge. No Merge, você deve apenas tomar cuidado para que o valor na caixa de diálogo não seja igual a zero.

Pronto! Agora você já aprendeu um pouco mais sobre o Maya. Sei que existem outras maneiras de fazer isso, mas o vídeo tem muito valor educacional, por abordar algumas opções básicas, mas necessárias no Maya para edições e trabalhos mais avançados.

2017-04-11T10:33:49+00:00 By |Modelagem 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. cesar 06/03/2012 em 3:41 pm

    ola gostaria de saber porque quando quero selecionar um vertice ele automatico interfere nos que tão envolta sdleciona junto . Tem como mudar isso alguma opção para mudar para que possa mexer em um vertice só. Obrigado por enquanto

  2. Charles 20/10/2013 em 2:03 am

    Também estou com este mesmo problema das vertices serem conjugadas no ato de movelas e/ou amplialas/reduzi-las.

  3. danielle 01/08/2015 em 7:46 pm

    por favor minhas vertex estao sendo selecionadas em conjunto, como desabilitar?????????????
    obrigada

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