Clicky

Modelagem mecânica com o SketchUp: Criando um helicóptero

Quando você escolhe um software para trabalhar em 3d, algumas vezes o próprio fabricante do software vai direcionar a sua produção para uma área específica, pelo simples fato do software não ter sido projetado para criar todos os tipos de objetos. No caso do SketchUp, o seu principal objetivo é ser uma ferramenta de modelagem voltada para projetos arquitetônicos. Portanto, modelagem orgânica e mecânica não faz parte do seu escopo de trabalho. Mas, com um pouco de criatividade e alguns scripts em Ruby, um usuários mais experiente pode expandir as funcionalidades do software e criar praticamente qualquer coisa.

Foi exatamente isso que um excelente artista da África do Sul fez com o SketchUp. Ele reuniu uma série de ferramentas extras do software e com muita criatividade, conseguiu algo que para muitos é muito difícil, ou quase impossível. No seu último projeto, o objeto modelado no SketchUp foi um helicóptero Black Hawk muito bem detalhado!

Se você quiser conferir o projeto completo, assim como várias imagens da modelagem do helicóptero no SketchUp, visite o link.

Com a análise da técnica usada pelo artista para modelar o helicóptero, fica evidente o benefício de conhecer as técnicas e ferramentas de modelagem em vários softwares 3d. Repare na seqüência de imagens mostrada na página do projeto, que a maior parte do corpo de helicóptero foi criada usando perfis de modelagem. Essa técnica é muito comum na maioria dos softwares 3d, para fazer modelagem por superfície.

Os usuários do 3ds Max conhecem muito bem a técnica, que é muito parecida com o Loft.

Os outros detalhes do modelo foram criados na base da observação e referencia mesmo. Com os desenhos técnicos e fotografias desse helicóptero, o artista pode se basear de maneira muito segura para elaborar o resto do modelo.

Nesse ponto o SketchUp tem uma vantagem competitiva muito grande, em relação as outras ferramentas 3d. Como ele consegue oferecer opções de modelagem geométrica, muito intuitivas, qualquer artista com conhecimentos básicos da morfologia do modelo 3d, pode criar o objeto de maneira muito rápida e melhor que qualquer ferramenta de CAD.

Se você visitar o link indicado no início do artigo, vai perceber que até a parte interna do helicóptero foi modelada, em detalhes.

No final ele ainda fez várias renderizações com o modelo, usando iluminação global para atribuir uma impressão de realismo maior ao modelo.

2017-04-11T10:33:49+00:00 By |Modelagem 3D|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Henrique Zorzan 02/10/2008 em 4:39 pm

    Um resultado impressionante, com criatividade e um pouco de paciencia faz-se tudo… Ou quase… 😉 Abraços

  2. Cleiton André 22/08/2009 em 7:21 am

    Olá, Allan Brito!

    A cada visita que faço ao seu blog me surpreendo mais. Tanto pelas informações e também por suas excelentes explicações.

    Aprendo muito com seus vídeo tutoriais. Aprendi a configurar e entender o Yafray no Blender. E agora estou começando a entender o LuxRender. Uma pergunta:

    Você já fez a outra parte daquele vídeo tutorial da cadeira Barcelona? Muito interessante. Já li vários tutoriais espalhados pela internet, mas os que me fizeram compreender de tal maneira o Blender foram seus vídeos tutoriais, o do Cícero Moraes (Cogitas3D) e o do famoso Tio Ilmo!

    A vocês meu muito obrigado!

    Esse mundo da CG é surpreendente!

    Um abraço e um ótimo final de semana, Allan!

Deixar Um Comentário