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Livro sobre simulações físicas e Blender 2.48 RC1

Essa semana me dediquei a leitura do último livro lançado pelo Tony Mullen sobre animações e simulações físicas com o Blender 3D. O assunto do livro é muito interessante, até mesmo para as pessoas que não usam o Blender 3D como software de criação, pois o conteúdo é muito interessante. Acho que nas minhas pesquisas, a única ferramenta 3d que apresenta um livro semelhante ao dele é o Maya, de resto nenhum outro software apresenta um conjunto de tutoriais escritos sobre esse assunto em particular.

Livro Bounce, Tumble and Splash!

Mas, quais são os assuntos abordados no livro? Essa é a lista com alguns dos assuntos abordados:

  • Partículas
  • Soft Body
  • Cloth
  • Simulando cabelos
  • Simulação de fluídos
  • Rigid Bodies da Game Engine
  • Criando plantas e vegetação

Repare na lista de assuntos abordados no livro, que alguns dos maiores destaques do Blender estão presentes e muito bem explicados. Um dos assuntos que mais impressionam no Blender e também gera grande número de dúvidas é a simulação de fluidos. No capítulo especifico sobre fluidos no livro, o autor mostra de maneira detalhada, várias maneiras de criar superfícies com um líquido, em que um objeto que cai na superfície gera uma grande dispersão de partículas de spray d'água.

Livro Bounce, Tumble and Splash! - Interior

Qual o meu veredicto sobre o livro? Recomendo a leitura para todos interessados em criar animações com simulações físicas em 3d!

Aproveitando o assunto relacionado com o Blender. O Blender 2.48 RC1 está disponível para download. Assim como já havia comentado aqui no blog, essa nova versão do Blender 3d apresenta os últimos recursos incorporados no projeto Apricot, além de trazer algumas pequenas atualizações e correções de bugs do 2.47.

Essa é uma lista resumida das novas ferramentas e funções do Blender 2.48:

  • Suporte ao GLSL
  • Grease Pencil
  • Interação de fluidos
  • Softbodies agora funcionam na game engine
  • Novo modificador Simple Deform
  • Sombras com cor
  • Suporte completo a animação de personagens na Game Engine

Para conhecer a lista completa, assim como os links para os arquivos com exemplos, para cada uma das novidades do Blender 3D 2.48, visite o link indicado. Para fazer o download do RC1, visite esse endereço e lembre-se de não abrir arquivos importantes com essa versão. Ela é destinada apenas para testes.

2017-04-11T10:33:49+00:00 By |Blender 3D, Livros|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. José Fernando Reinicke 04/10/2008 em 10:13 am

    Olá Allan

    Muito boas as dicas aqui contidas. Já possuo o livro Introducing Character Animation with Blender do mesmo autor e vou adquirir este também, pois o assunto é muito interessante para quem utiliza o Blender,… e agora com seus esclarecimentos e impressões sobre o conteúdo, dá pra avaliar com mais segurança a qualidade da informação.
    Já havia lido o capítulo 4 sobre simulação de cabelos e achei excelente a didática.
    (…Baixei o RC1 e vou testando devagar… GLSL me impressiona e me ajuda muito)

    Um grande abraço ao Amigo

    José Fernando Reinicke

  2. Wendell 06/10/2008 em 10:45 am

    Boa a dica, me deixa até com fluido na boca!ahehauehue

    O Blender se superando “rápido e sempre”, muito profissional suas atualizações.

    Allan, aproveitando faço lhe um pedido:
    Que tal um tutorial sobre fluidos, depois dessa aula que teve!É um assunto bem interessante e ajudaria muito a comunidade!

  3. Fernando 06/04/2010 em 12:21 pm

    Gostei muito, mas como posso conseguir um livro sobre o blender, só posso comprar pela internet? Você pode responder Pelo meu e-mail.

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